Curitiba terá curso de bacharelado em Museologia

Curso será ofertado na Universidade Estadual do Paraná



O prefeito Rafael Greca participou da assinatura do decreto de criação do curso de bacharelado em Museologia com a governadora Cida Borghetti, na tarde desta segunda-feira (19/11), no Palácio Iguaçu. O curso de Museologia será ofertado pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) a partir de 2019, em Curitiba.

“O prefeito é o padrinho deste curso, ele foi muito importante nesse processo e terá que ministrar a aula magna”, sugeriu a governadora.

“Eu entendi a necessidade de autorizar a criação desse curso que vêm sendo pensado há muitos anos e que faz parte da luta de muitos profissionais dessa área. Um grande avanço que surtirá efeito não só na preservação da história do Paraná, mas também do nosso País”, disse Cida.

A governadora ressaltou que o Paraná é o primeiro estado a ofertar o bacharelado em Museologia em uma universidade estadual no Brasil. “Esse curso formará gestores que cuidarão do nosso patrimônio e que vão multiplicar conhecimento”.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, agradeceu a sensibilidade da governadora em criar o novo curso de Museologia.

“A ideia do museu é a ideia da conservação do legado cultural da humanidade. Foi assim quando começou o Estado do Paraná, quando Antônio Ermelino de Leão, no prédio histórico da ponte do Ivo, na Praça Zacarias, abriu o nosso Museu Paranaense. Que depois teve por muitos anos como sua alma o Alfredo Romário Martins”, historiou Greca.

Para o prefeito, uma sociedade só consegue ser efetivamente inovadora e moderna quando ela já aprendeu a ser eterna. “O que a governadora está autorizando hoje é a afirmação de um curso para dar eternidade à memória e à arte do povo paranaense”, disse.

Greca defendeu também o compartilhamento da cultura, como forma de tornar o povo parte da história. “Nada é mais ridículo do que o agente cultural que esconde, que tranca. É importante ter o zelo pelos bens culturais, mas o mais importante é compartilhar este zelo, de maneira que os museus também estejam na internet, em sites modernos e usem a linguagem moderna”, citou o prefeito.

No próximo vestibular serão ofertadas 40 vagas para o curso de Museologia no turno matutino. A carga horária será de 2.848 horas, com regime de matrícula semestral. O período mínimo de conclusão da graduação será de quatro anos e o máximo de seis anos.

28 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest