banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Mais de 150 destinos pernambucanos recebem instruções sobre o Mapa do Turismo

Ação do Ministério do Turismo fez parte do 2º Encontro de Municípios da Regiões Turísticas de Pernambuco, realizado em Olinda

Ladeiras do Centro Histórico de Olinda, destino que recebeu o evento. Foto: Bruno Lima/Banco de Imagens MTur Destinos

O Ministério do Turismo apresentou nesta terça-feira (13), em encontro com mais de 150 gestores municipais e 50 acadêmicos de Turismo de Pernambuco, as diretrizes para a próxima atualização do Mapa do Turismo, ferramenta de gestão pública e priorização de investimentos da Pasta. A ação integrou a programação do 2º Encontro de Municípios da Regiões Turísticas de Pernambuco, realizado em Olinda, cidade histórica a 7 km de Recife.

Ao público, a coordenadora-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do MTur, Ana Carla Moura, explicou que a próxima atualização do documento acontecerá no ano que vem e falou sobre os critérios observados pela Pasta para incluir, excluir ou manter municípios no Mapa. A pauta incluiu também assuntos relacionados ao Portal de Convênios Siconv, acesso ao crédito por meio de programas como Fungetur e Prodetur+Turismo, ações e programas de apoio ao ordenamento e estruturação do turismo como o Cadastur, além do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), macropolítica territorial para o desenvolvimento turístico no País.

“Foi uma oportunidade para aproximar as políticas federais do setor à realidade do turismo local. É isso que auxilia nas demandas de cada município: o entendimento sobre a diversidade dos destinos do Brasil e como cada cidade pode ser organizar para acessar e se aprimorar por meio das políticas públicas que estão à sua disposição”, ressalta Moura.

Ana Carla também apresentou o PRT+Integrado, série de iniciativas compartilhadas entre MTur e interlocutores regionais de turismo que visa aprimorar o diálogo e promover o intercâmbio de experiências e boas práticas entre representantes de todos os estados brasileiros.

FERRAMENTA DE GESTÃO - O Mapa do Turismo foi instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) para orientar a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas para o setor, considerando peculiaridades de mercado, vocações e demandas regionais. Por meio do recorte territorial, o documento define prioridades de investimento para infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, entre outras áreas contempladas pela Pasta.

Atualizado bienalmente, o mapa conta com 3.285 municípios divididos em 328 regiões turísticas em sua última versão (2017). Os municípios que o compõem foram indicados por órgãos estaduais de turismo em conjunto com instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com MTur.

27 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest