banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Obras de Nelson Rodrigues serão tema de festival na Inglaterra

Nelson Rodrigues Festival UK 2019 será realizado em Londres e contará com a publicação em inglês de sete obras do grande dramaturgo brasileiro


Sete peças de um dos maiores dramaturgos brasileiros, o escritor Nelson Rodrigues (1912-1980), estão prestes a ganhar o mundo em um projeto para lá de ousado na Inglaterra, terra de outro gigante da dramaturgia mundial, William Shakespeare (1564-1616). O Nelson Rodrigues Festival UK 2019 reúne de forma inédita no exterior apresentações teatrais, leituras dramatizadas, exibições de filmes, exposições de pinturas e de objetos pessoais do autor e palestras acadêmicas. Todas atividades serão feitas a partir de um mergulho intenso na vida e obra do autor recifense e deverão ocorrer na segunda semana de fevereiro de 2019.

O projeto coordenado pelo neto do dramaturgo, Sacha Rodrigues, e pelo produtor cultural, Gustavo Nunes, do Turbilhão de Ideias, permitirá que o público inglês, - versado na língua e na obra de Shakespeare -, tenha acesso a sete das 17 obras do autor brasileiro traduzidas para o inglês britânico. O pré-lançamento do festival ocorreu nesta segunda-feira (24/09) em Brasília e reuniu autoridades e personalidades do mundo artístico.

As publicações ficarão a cargo da Oberon Books, maior editora de teatro e biografias da Inglaterra. Serão publicadas as obras Vestido de Noiva, Toda Nudez Será Castigada, Valsa Número 6, Álbum de Família, Anjo Negro, Perdoa-me por me Traíres e Os Sete Gatinhos.

Em fevereiro de 2019, três delas: The Wedding Dress/Vestido de Noiva; Forgive-me for you betraing me/ Perdoa-me por me Traíres; e Family Album/ Álbum de Família serão encenadas no teatro oficial do festival, o Arcola Theatre. As demais estarão disponíveis para o público na Sala Brasil, da embaixada brasileira em Londres, na forma de leitura dramatizada.

Mostra de Cinema - A sétima arte não poderia ficar fora da festa. O festival vai contar ainda com a "Mostra de Cinema Rodriguano", que brindará o público com longas-metragens ambientados no universo criado por Nelson Rodrigues. As obras Bonitinha, Mas Ordinária (1963), A Falecida (1953), Perdoa-me por me Traíres (1957), Boca de Ouro (1959), e Vestido de Noiva (1943) serão as representantes do cinema nacional nas exibições do Cineclube da Embaixada Brasileira em Londres. Todas as programações da Embaixada serão gratuitas.

Um dos destaques das atrações da Embaixada Brasileira é a exposição de objetos pessoais de Nelson Rodrigues. Sob a curadoria de sua neta, a produtora cultural Crica Rodrigues, a mostra oferecerá ao público a oportunidade de observar de perto, por exemplo, um dos ternos que o pai do moderno teatro brasileiro usou, a sua máquina de escrever, seus óculos e uma carta de amor escrita por ele para sua amada Elza, companheira "para além da vida, além da morte", como Nelson costumava dizer.

O público poderá apreciar ainda seis réplicas de telas de Candido Portinari, artista amigo da família. As pinturas retratam a família Rodrigues em diferentes momentos, sob o olhar de um dos maiores artistas plásticos brasileiros, conhecido mundialmente.

Nelson Rodrigues - Nelson Rodrigues é considerado o mais importante dramaturgo brasileiro de todos os tempos. Suas peças, escritas entre as décadas de 1940 e 1970, inovaram e provocaram uma revolução no teatro nacional. Mais do que um artista, Rodrigues se tornou um ícone da cultura brasileira, explorando o conflito entre instintos humanos profundos e determinações morais que muitas vezes resultaram em culpa não-condicionada, um traço típico da burguesia católica sul-americana.

Nascido no Recife, Pernambuco, mudou-se em 1916 para o Rio de Janeiro. Quando maior, trabalhou no jornal A Manhã, de propriedade de seu pai, Mário Rodrigues. Foi repórter policial durante longos anos e acumulou uma vasta experiência para escrever suas peças a respeito da sociedade. O dramaturgo faleceu em dezembro de 1980, aos 68 anos de idade, mas suas obras se eternizaram e continuam alçando voos. Serviço Nelson Rodrigues Festival UK 2019 Data: Segunda semana de fevereiro de 2019 (previsão) Local: Londres, Inglaterra Mais informações: Gustavo Nunes - 021 9 8283-7788

25 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest