Hortência é eleita a melhor da história dos Mundiais

Jogadora brasileira conquistou 85% dos votos do público

Hortência é eleita a melhor da história dos Mundiais

A Rainha Hortência, como é carinhosamente conhecida, foi eleita a melhor jogadora de todos os tempos em Mundiais, em eleição aberta ao público organizada pela FIBA (Federação Internacional Basquete). Única concorrente integrante do ao Hall da Fama da FIBA (2005), Hortência levou a premiação com folga, conquistando 85% dos votos. A segunda mais votada foi a australiana Lauren Jackson.

Além de Jackson, Hortência teve como concorrentes estrelas da WNBA como as norte-americanas Diana Taurasi, Lisa Leslie, Maya Moore e Sue Bird; a australiana Penny Taylor, a tcheca Hana Horakova e a russa Elena Baranova. Hortência conduziu a seleção brasileira ao lugar mais alto do pódio no Mundial de 1994 anotando média de 27.6 pontos por jogo na competição, incluindo 32 pontos na heróica vitória sobre os Estados Unidos por 110 a 107 na semifinal.

Além de ter conquistado o ouro no Mundial, dois anos depois Hortência foi prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta. A ex-jogadora é a maior pontuadora da seleção brasileira, com 3.190 pontos em 127 partidas (média de 24,9 por jogo). Hortência disputou cinco campeonatos mundiais da FIBA e duas Olimpíadas.

Últimas Notícias