banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Brasil continua conquistando títulos internacionais no Punhobol

Punhobol continua conquistando importantes títulos no cenário internacional representando os brasileiros, é um esporte diferente, fácil de aprender e divertido.

Punhobol, esporte amador, pouco conhecido e antigo - mesmo que muitos não saibam - continua conquistando importantes títulos no cenário internacional representando os brasileiros, é um esporte diferente, fácil de aprender e muito divertido. É um jogo coletivo com movimentação semelhante ao vôlei, mas que como o próprio nome sugere é jogado com os punhos. (região interna do antebraço)

Ele existe há cerca de 2 mil anos e tem muitos fãs e jogadores principalmente nos estados da região sul do país, sendo representado oficialmente pela Confederação Brasileira de Desportos Terrestres.

Descrito como uma versão mais rápida e agressiva do voleibol, há registros sobre o Punhobol que remonta a 240 dC. O esporte tornou-se popular especialmente na Alemanha do século XVI, onde as regras do jogo foram oficialmente inventadas e registradas pela primeira vez.

Por ser esporte amador, infelizmente falta incentivo a prática, assim como em outros esportes amadores os praticantes são obrigados a arcar com os custos para poder competir.

O que é, de fato, o Punhobol?

Para quem não sabe o que é Punhobol, nós vamos explicar. É um esporte amador jogado ao ar livre, geralmente em uma quadra de grama, com 50 metros de comprimento por 20 metros de largura. Exatamente no meio (25 metros) há uma rede para dividir as equipes, que nos jogos masculinos fica a 2 metros de altura e nos femininos 1,90 m. Cada time é formado por 5 jogadores e 3 reservas, os quais podem trocar de lugar sem limites para as substituições.

O objetivo do jogo é lançar a bola para a quadra do time oponente de maneira que toque uma vez ao chão e fazer com que os jogadores não consigam alcançá-la - ou ao menos dificultar que o façam. Toda vez que um time não consegue rebater a bola ou a deixa bater duas vezes no chão, o ponto é da outra equipe.

Para ganhar um set, o time deve fazer 11 pontos e ter uma vantagem de dois pontos em relação a outra equipe, até o limite máximo de 15 pontos. Cada jogo tem duração de 3 ou de 5 sets mas em casos de decisão de campeonatos pode chegar a 7 sets.

A bola pode ser tocada apenas de duas formas: com o punho ou com os braços. A defesa só pode ser feita com um dos braços, e neste momento a mão não deve estar aberta, a bola é acertada com o punho e a mão deve estar fechada, com os dedos tocando a palma da mão.

Competições

A maior competição internacional em Punhobol é o Campeonato Mundial de Punhobol, atualmente realizada a cada quatro anos.

- Todos os países membros da IFA são convidados a participar de cada evento, com 10 a 12 equipes que normalmente se classificam para o torneio. - A localização da competição muda a cada evento, mas geralmente é realizada na Europa ou América do Sul.

As cinco melhores equipes do Campeonato Mundial Masculino de Punhobol também são convidadas a competir na categoria dos Jogos Mundiais, também realizada a cada quatro anos.

- Se a nação anfitriã for um membro da IFA, a sexta equipe é a equipe de Punhobol da nação anfitriã, caso contrário, a equipe do sexto lugar no Campeonato Mundial mais recente é convidada. - Além dos Campeonatos Mundiais, competições internacionais continentais são realizadas para equipes na Europa, Américas do Sul, América do Norte e, mais recentemente, Ásia. - Para competições de clubes, a Copa do Mundo de Punhobol é realizada todos os anos para competições internas e externas, com os melhores clubes do mundo competindo. Campeonatos individuais europeus e sul-americanos também são realizados para os clubes, que são usados como qualificação para a competição da Copa do Mundo. O evento nacional de maior representatividade é a Taça Brasil que existe desde 1967 e os vencedores tem direito a disputar competições internacionais tais como campeonato sul-americano, pan-americano e mundiais de interclubes. Sendo que vários clubes brasileiros figuram entre os melhores do mundo.

Conquistas Brasileiras

1999 - Campeão Mundial Masculino Adulto 2003 - Campeão Mundial Masculino Adulto 2010 - Campeão Mundial Feminino Adulto 2003 - Campeão Mundial Masculino Sub 18 2012 - Campeão Mundial Masculino Sub 18 2009 - Campeão World Games Masculino Adulto 2015 - Campeão Pan-americano Masculino Adulto 2015 - Campeão Pan-americano Masculino Feminino 2018 - Campeão Mundial Masculino Sub 18

Agora que você sabe mais sobre o Punhobol, que tal praticar e/ou investir em um esporte que o Brasil é campeão? acesse o site da CBDT faça parte desta iniciativa seja praticando, divulgando ou patrocinando esse esporte campeão: Punhobol.

28 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest