Segunda via da carteira de identidade pode ser solicitada pela internet

Procedimento evita filas nos postos de atendimentos

Está disponível na plataforma Governo Digital o serviço 2ª Via Rápida do RG. Com ele, o cidadão que precisar da segunda via da carteira de identidade pode solicitá-la pela internet, sem precisar ir até um dos postos do Instituto de Identificação. O Governo Digital é a ferramenta do Governo do Paraná para facilitar o acesso aos serviços públicos.

A iniciativa, que faz parte dos serviços mobille do Estado desde 2011, foi aprimorada e as informações foram integradas com o banco de dados do Detran, o que permitiu a ampliação da capacidade do atendimento em quatro vezes. “A média era de 90 a 100 solicitações por dia, hoje são cerca de 400 atendimentos online todos os dias”, disse o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Marcus Vinicius Michelotto.

Em 20 dias na plataforma, foram registradas 7,5 mil solicitações de emissão de segunda via. De acordo com o diretor, a segunda via corresponde em média a 30% da demanda do Instituto e com o serviço digital ativo as filas reduziram no órgão. “Desafogou o Instituto e com isso os outros atendimentos se tornam mais rápido para quem precisa”, afirmou.

A principal reclamação dos usuários era a dificuldade de dias e horários para agendar a emissão do primeiro documento, e agora com a 2ª Via Rápida no Governo Digital o problema tende a diminuir, afirmou Michelotto. “As filas reduziram e há mais horários disponíveis para os outros serviços do Instituto de Identificação”, disse.

Outra facilidade é com relação aos pontos de entrega do documento. Ao fazer a solicitação pelo Governo Digital o cidadão pode escolher o local mais próximo de sua casa para fazer a retirada. “O objetivo é tornar os serviços do Estado cada vez mais fáceis aos usuários”, afirmou o secretário-executivo do comitê de qualidade do Governo do Estado, Marco Aurélio Barbosa.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

20 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale