banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Nas mãos de Mike McCallum um gancho que entrou para história

E um dos melhores rounds da história do boxe que aconteceu em 18 de julho de 1987, quando McCallum derrotou Donald Curry em 1987

Enquanto Curry ainda era o campeão mundial invicto meio-médio, ao lado de Marvin Hagler como o melhor do boxe, Donald Curry concordou em subir de peso para desafiar o líder WBA dos super-médios, Mike McCallum. A luta foi marcada para 23 de junho de 1986 no Caesars Palace, em Las Vegas, mas antes que os contratos fossem assinados, Curry teve dúvidas sobre subir de peso.

Mas antes, dentro de seis meses, um Curry de meio-médio foi vítima de uma das maiores surpresas dos anos 80, quando foi derrotado pelo britânico Lloyd Honeyghan em setembro de 1986. Depois de seis rounds, Donald exausto e ensanguentado sinalizou para o árbitro que acabasse com a luta.

Curry subiu para o peso médio-leve para prosseguir em sua próxima luta. Em abril de 1987, ele havia marcado duas vitórias lutando contra Tony Montgomery e Carlos Santos. Ambos foram vitórias por desqualificação que vieram na quinta rodada.

A vitória sobre o Santos, ex-campeão da IBF, foi realizada em uma arena temporária ao ar livre no Caesars Palace, que havia sido erguida para a luta de Sugar Ray Leonard Vs Marvin Hagler, que aconteceria dois dias depois.

Curry tinha se encontrado com Leonard e seu advogado, Mike Trainer. E Curry afirmou que ele já havia pedido à dupla conselhos sobre como subir de peso para desafiar McCallum ou Hagler, e eles lhe disseram para ficar no meio-médio. Semanas depois, Leonard anunciou que voltaria para desafiar Hagler. Curry entrou com uma ação declarando: “Leonard e Trainer conspiraram para impedir que eu entrasse nas divisões dos médios para garantir a oportunidade desimpedida de Leonard de lutar contra o campeão dos médios.” No mesmo dia em que o processo foi aberto, Leonard obteve uma vitória sensacional sobre Hagler.

Curry decidiu enfrentar McCallum em 18 de julho de 1987. A luta foi novamente marcada para o Caesars Palace, mas desta vez a luta aconteceu. Curry - ainda considerado um dos melhores lutadores e a derrota de Honeyghan amplamente descartada como derrota - foi escolhido como favorito por 2-1.

Apesar de ser o azarão, a bolsa de McCallum de US $ 475.000 foi maior que a de Curry com US $ 425.000. O campeão, planejava ir para cima de Curry cedo. "Eu o estudei", disse McCallum. “Ele tem uma ótima mão direita e um bom gancho. Vamos ver se ele consegue lidar com a pressão e com golpes rápidos e fortes.”

Que "grande direita" quase atropelou McCallum na segunda rodada.

Curry e seu boxe estava melhor que seu adversário, mas McCallum sentiu que a maré havia mudado a seu favor. "O Bodysnatcher" estava lançando golpes ameaçadores no meio do corpo de Curry que ele estava cada vez mais desesperado para se defender. Quando o quinto round começou, McCallum tinha um plano…

Para começar a rodada, McCallum lançou um direto ao corpo e, como Curry se moveu para desviar, um gancho de esquerda na cabeça o acertou. McCallum notou o sucesso. Mais tarde na rodada, ele fingiu um golpe com um direto no corpo, em que Curry tentou desviar, e se inclinou para longe. Ele não viu o gancho voando em direção à sua cabeça. Desta vez, McCallum havia carregado seu golpe com todo seu poder, com tudo que ele tinha. Curry pegou toda a força da explosão e desmoronou. A luta acabou. Continua sendo um dos melhores nocautes e um dos melhores ganchos de todos os tempos.

1 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest