banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Zoo de Curitiba comemora o Dia Mundial do Chimpanzé

Data é comemorada neste sábado (14) para preservar a espécie

O Zoológico de Curitiba vai se unir à iniciativa do Dia Mundial do Chimpanzé (World Chimpanzee Day), data comemorada pela primeira vez neste sábado (14/7) para sensibilizar as pessoas sobre a importância de garantir a conservação da espécie em vida selvagem ou em cativeiro e garantir o seu bem-estar.

A escolha da data deve-se ao início dos estudos destes animais pela cientista Jane Goodall, em 14 de julho de 1960. Ela foi pioneira nas pesquisas com a espécie no Quênia e, até hoje, seis décadas depois, trabalha pela sua conservação.

O zoo de Curitiba é o primeiro do Brasil a se cadastrar como apoiador da iniciativa.

O embaixador da campanha por estas bandas não poderia ser outro que não o chimpanzé Bob, um dos moradores mais ilustres do Zoo. Todas as atenções do dia estarão voltadas para ele.

Além de os visitantes poderem saber mais sobre ele e os demais “primos mais próximos dos humanos”, as crianças poderão fazer pinturas de chimpanzés. As atividades próximas ao recinto do Bob acontecem durante todo o dia, das 10h às 16h. A área fica ao lado do Centro de Educação Ambiental.

“A intenção é despertar a curiosidade dos visitantes, em especial das crianças, para sensibilizar sobre a importância de se conservar os chimpanzés”, explica o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Edson Ferraz Evaristo de Paula.

Bob vai participar de atividades de enriquecimento ambiental físico e alimentar. Essas ações buscam quebrar a rotina do animal, de forma a estimulá-lo em comportamentos mais próximos do seu ambiente natural.

Desta vez, por volta das 11h, ele vai escalar uma rede de mangueiras de incêndio. Além disso, ele terá uma variação na dieta de rotina, com mel e biscoitos escondidos nas estruturas do recinto.

Bob chegou ao Zoo de Curitiba em 2008 e estima-se que tenha 56 anos de idade. Ele viveu em um circo por muito tempo, até ser resgatado e levado, inicialmente, ao Zoológico de Pomerode. Aqui vive em um recinto confortável, com alimentação balanceada, cuidados para conforto térmico e bem-estar.

29 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest