Ezzard Charles foi um dos maiores boxeadores de todos os tempos

Um resumo da gloriosa carreira do lendário Ezzard Charles, nascido em 7 de julho de 1921, que hoje faria 97 anos de vida



Em seu auge, Ezzard Charles era um boxeador rápido, suave e preciso. Muito antes de ganhar a coroa mundial dos pesos-pesados, e sair da sombra do aposentado Joe Louis.

Após a Segunda Guerra Mundial, ele poderia ter lutado pelo título dos meio-pesados, mas isso foi mantido longe dele, e, eventualmente, problemas financeiros o forçaram a considerar a passar para a categoria dos pesos-pesados.

Mesmo quando ele finalmente lutou pelo campeonato dos pesos-pesados ​​depois de Louis ter se aposentado. Ele era um talento notável.

Ele conquistou reconhecimento parcial como campeão mundial de pesos-pesados ​​ao derrotar Jersey Joe Walcott, no primeiro combate de quatro lutas, em Chicago em junho de 1949, eliminando todos em sua frente, até que então mereceu definitivamente o título ao vencer Joe Louis em 15 rounds, em uma luta dura em setembro de 1950 e no ano seguinte teve uma revanche com Walcott, março de 1951, vencendo, mas no mesmo ano, em 7 de julho, outra luta com Walcott que venceu Ezzard. E em 1952 outra luta entre os dois com uma nova derrota, tentando recuperar o título.

No início de seu reinado, ele foi subestimado por causa de quão bom Joe Louis tinha sido em seu auge e, em seguida, quando ele bateu em um Joe “velho”, ele foi elogiado como um novo Gene Tunney. Joe Louis perdeu para ele em setembro de 1950, depois desta derrota Louis só voltou a perder em sua última luta, antes da aposentadoria, para Rocky Marciano em outubro de 1951.

Charles tinha sido um campeão no ringue, mas nunca conseguiu recuperar a magia depois que Walcott, supostamente um homem de 37 anos, o derrotou.

Charles nasceu em Lawrenceville, na Geórgia, e cresceu lá até a idade de nove anos quando seus pais se separaram. Ele foi morar com sua avó e bisavó em Cincinnati.



No início ele foi um amador talentoso, que ganhou o título nacional de AAU de 1939 e aos dezoito anos decidiu lutar profissionalmente para sustentar sua família. Dentro de um ano, ele havia vencido Teddy Yarosz ao longo de dez rodadas. Ele também venceu o ex-campeão dos meio-pesados ​​Anton Christoforidis em três rodadas e derrotou Burley em dez rounds no verão de 1942, quando ele ainda tinha apenas 20 anos de idade.

Ele também venceu Joey Maxim duas vezes, mas sofreu derrotas por Jimmy Bivins e Lloyd Marshall, foi derrotado em oito rounds por Marshall, e depois serviu o exército dos EUA na Itália e no norte da África.

Ele saiu para descobrir que seus investimentos haviam diminuído e que ele devia impostos, então começou a lutar: ele derrotou Bivins e Marshall, assim como Archie Moore. O grande peso-pesado Elmer Ray o derrotou, mas ele nocauteou Ray em um retorno, parou Moore em oito rounds e nocauteou Joe Baksi em 11 rodadas. Depois, quando um escritor sugeriu que ele poderia desafiar Louis, ele ficou chocado e disse: "Meu Deus, ainda não."

Como aconteceu, Louis se aposentou temporariamente e ele venceu Walcott para começar seu tempo como campeão.

Depois que ele perdeu o título de Walcott, em um retorno, perdendo por uma decisão unânime. Depois em 1954, diante de 47.000 fãs no Yankee Stadium, ele deu a Rocky Marciano as 15 rodadas mais difíceis e duras. Ele perdeu por margens de dois, três e quatro pontos nos cartões oficiais. Em uma revanche, três meses depois, ele quebrou o nariz de Marciano, mas foi eliminado em oito rodadas.



Depois foi só ladeira abaixo, ele era apenas um homem quando perdeu em uma desqualificação para Dick Richardson em Londres em 1956. Ele se aposentou, mas voltou porque, apesar de ter arrecadado mais de $ 770.000 em seu 13 título mundial, ele estava sem dinheiro. Ele tinha 38 anos quando perdeu sua última luta em Oklahoma em 1959 para Alvin Green.

O declínio de Charles foi triste. Ele tentou ir para a modalidade de wrestling, foi segurança-porteiro, vendeu lotes de cemitério, trabalhou para uma empresa de vinhos e tentou ajudar os jovens em Chicago. Em 1968, foi diagnosticado com esclerose lateral e morreu sete anos depois, aos 53 anos.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

22 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale