Painel romano ressurge depois de quase 200 anos e será leiloado

Painel que pertenceu ao colecionador do século 18, Horace Walpole, será leiloado dia 3 de julho na Sotheby's



Foto - Detalhe da pintura romana de Horace Walpole (1717-1797), uma das peças de colecionador que foram leiloadas há quase 200 anos. Foto: Sotheby's

Um painel de pintura romana “antiga” que pertenceu ao colecionador do século XVIII Horace Walpole ressurgiu quase 200 anos depois que seus tesouros foram dispersos em leilão.

Walpole acreditava que seu painel de gesso romano, com folhas delicadas, flores e grinaldas, uma cabeça dentro de uma grinalda moldada em relevo e uma cena de banquete com um deus do rio deitado, era O verdadeiro negócio. Ele colocou o painel sobre a porta de sua biblioteca particular na cabana para a qual ele recuou quando sua famosa casa foi invadida por visitantes.

Embora se espere atrair muito mais do que os sete guinéus encontrados em 1842 em sua casa, a estimativa é baixa, de £ 15.000 (certa de um pouco mais de 76 milhões de reais) para o leilão da Sotheby's em 3 de julho.

Florent Heintz, chefe do antigo departamento de escultura da Sotheby's, viu pela primeira vez o painel quando foi levado ao escritório de Nova York em nome de um colecionador americano. Heintz podia ver de relance que a maior parte tinha “excesso de pintura” do século 18, feita por uma das oficinas engenhosas em Roma que produziam antiguidades para colecionadores ingênuos do Grand Tour. Foi tão restaurado que era de interesse mínimo e ele recusou.

Então ele conheceu Silvia Davoli, uma historiadora de arte que está acompanhando a coleção perdida de Walpole para reunir os tesouros para uma exposição em Strawberry Hill, Ingleterra, no próximo inverno. Ela e Heintz, que tem uma memória fotográfica e passa seu tempo livre examinando antigos catálogos de vendas e exposições, registraram um sarcófago de mármore nos pés de leões que ficava no jardim de Walpole e agora está na coleção do Museu Fitzwilliam em Cambridge.


Quando Davoli enviou a Heintz uma gravura de 1745 da pintura romana feita para Conyers Middleton, um colecionador inglês, que a vendeu a Walpole, reconheceu instantaneamente o painel rejeitado. "Houve uma conversa delicada com o proprietário", disse ele, "quando tive que ligar e dizer: 'Na verdade, eu posso ter sido muito precipitado'".

Sob testes de raio-x e outros testes, o painel provou ser tão genuinamente romano quanto um globo de neve do Coliseu. O gesso era genuíno, mas extensivamente reparado, as folhas e flores eram pintadas em óleos sobre as marcas fracas da decoração original, e toda a cena inferior havia sido adicionada. De fato, Heintz rastreou uma gravura de uma genuína pintura de tumba romana descoberta no início do século 18, que mostra metade da cena que quase certamente foi copiada para o painel de Walpole. Ele admite que é uma lembrança interessante do Grand Tour, já que o comércio estava no auge muito mais tarde no século.

Clique aqui para ver mais sobre arte.

Walpole coletou genuínas obras-primas de seu pai, Robert, o primeiro primeiro-ministro, em Houghton Hall, em Norfolk, (Houghton Hall é um palácio rural inglês, situado em Norfolk. Foi construído para o primeiro de facto Primeiro-ministro Britânico, Sir Robert Walpole, e é um edifício-chave na história da Arquitectura Palladiana na Inglaterra) mas como um filho mais novo, ele nunca teve dinheiro suficiente para colecionar nessa escala.

Ele encheu Strawberry Hill com maravilhas que ele acreditava que já foram possuídas por reis, cardeais e imperadores, como um pente que ele acreditava que o papa Gregory deu a Saint Bertha. O painel de parede agora é precioso para Heintz e Davoli, não para os restos remanescentes da verdadeira pintura romana antiga, mas porque Walpole o possuiu uma vez. (Link Original)

24 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest