banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Médicos do Paraná se capacitam em protocolo de morte encefálica

Diagnóstico é fundamental para obter órgãos para doação

A Secretaria de Estado da Saúde está capacitando médicos que atuam em áreas críticas dos hospitais, como UTIs, para realizar o protocolo de determinação de Morte Encefálica (ME), condição determinante para a doação de órgãos para transplantes. Nesta semana, por meio do Sistema Estadual de Transplantes (SET/PR), oito médicos que atuam em Curitiba e região metropolitana participam da capacitação no Hospital de Clínicas da UFPR.

“Um dos nossos pilares de trabalho do Sistema de Transplantes é o Projeto de Educação Permanente, através do qual realizamos capacitações, treinamentos e cursos para todos os profissionais envolvidos direta ou indiretamente nos processos de identificação de morte encefálica e de doação de órgãos e tecidos para transplante. O intuito é promover o desenvolvimento constante das equipes envolvidas nos processos”, afirmou a coordenadora Arlene Badoch.

Resolução do Conselho Federal de Medicina determina a necessidade de que os profissionais médicos sejam especificamente capacitados para realizarem o protocolo de diagnóstico de Morte Encefálica, sendo que anteriormente o curso só era oferecido pela iniciativa privada.

A mesma resolução estabelece que os médicos devem possuir, no mínimo, um ano de experiência no atendimento de pacientes em coma, tenham acompanhado ou realizado pelo menos dez determinações de ME, ou tenham concluído curso específico para determinação de Morte Encefálica.

A médica do Sistema Estadual de Transplantes, Maria Carolina Garbossa, diz que as capacitações estão sendo fornecidas em todo Estado. Cidades como Londrina, Maringá, Umuarama, Foz do Iguaçu e Cascavel já receberam o curso.

Garbossa também ressalta a importância da capacitação dos médicos. “Alguns profissionais já têm vivência com o assunto, mas com a nova resolução é preciso atualizar e conscientizar os médicos para que continuem a oferecer um trabalho seguro e de qualidade”, afirma.

25 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest