Ibama apreende 25 caminhões de araucária

Operação no Paraná gerou R$ 1 milhão em multas

Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam araucárias extraídas sem autorização e fechou empresas suspeitas de exploração de madeira na região centro-sul do Paraná.

A operação, batizada de Oncideres – nome de um inseto cujas larvas se alimentam de madeira recém-abatida – teve início no dia 16 de abril e se concentrada entre Guarapuava e São Mateus do Sul.

Até terça-feira (24), os fiscais haviam apreendido o equivalente a 25 caminhões carregados de araucárias, fechado dez serrarias e empresas que beneficiam ilegalmente a madeira e emitido mais de R$ 1 milhão em multas.

No mesmo período, foram identificados ainda 60 hectares – área que corresponde a 60 campos de futebol – de desmatamento. Outros 60 hectares com indícios de irregularidades, como o de exploração ilegal para o cultivo de erva-mate, foram embargados.

Um monitoramento por satélite também fará o levantamento da área de desmate na região nos últimos cinco anos.

O resultado da operação será encaminhado ao Ministério Público (MP-PR), que deve seguir com as investigações para apurar os possíveis crimes ambientais.

Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

16 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest