O primeiro combate chamado de A Luta do Século, 1906

Foi o primeiro encontro dos dois lutadores, em setembro de 1906, sob o sol agressivo de Nevada. Com o Título dos Leves em Jogo. Joe Gans Vs Battling Nelson

Em setembro de 1906, Joe Gans encontrou Battling Nelson para uma luta pelo título mundial dos leves. A última das lutas chamadas de "lutar até o fim" e a mais longa disputa de título com luvas sob as regras do Marquês de Queensbury.

Uma luta histórica que teve o foco principal na técnica sofisticada do boxe de Joe Gans, tornando-o primeiro negro americano a ganhar um título mundial. A luta também foi marca de um capítulo vergonhoso sobre como os competidores negros eram tratados na época, enquanto Gans, foi forçado a pesar literalmente minutos antes da luta enquanto usava seu equipamento de boxe.

Nat Fleischer afirmou em "The Three Colour Aces” que Joe Gans literalmente se matou para chegar no limite do peso leve para estar apto a lutar. Como resultado de sua dieta extremamente leve e treinamento extenuante no calor de Nevada, Gans sentiria os efeitos da tuberculose pouco tempo depois.

O empresário de Nelson, Billy Nolan, supostamente estabeleceu padrões extremamente injustos, já que Gans recebeu apenas US $ 11.000, comparado aos US $ 34.000 de Nelson (ou US $ 22.500, dependendo da fonte). E quando Gans chegou ao peso de 133 libras, o limite leve no momento. Gans, que permitiu todo tipo de injustiça, isso apenas para "levar para casa o bacon" para sua família, ainda tinha um combatente cruel para enfrentar no ringue.

Nelson, logo de cara, correu para o seu inimigo e foi recebido com uma tempestade de jabs de esquerda, ganchos e sequencias no corpo. Na ocasião, Nelson se curvava sob a precisão dos socos de Gans, mas sempre disparava de volta. Gans também derrubou Nelson mais de uma vez na luta. Em duas ocasiões, Gans ajudou Nelson a subir. Nelson também foi retirado do ringue e Gans o ajudou a ficar de pé e lhe deu tempo para se recuperar. Apesar de uma mão direita quebrada na 33ª rodada, Nelson ainda não conseguiu encontrar uma vantagem sobre o atual detentor do título.

Aproximando-se da rodada 42, Nelson, que estava quase cego pela punição que Gans estava administrando, e golpeou Gans com toda a energia que não havia evaporado sob o terrível sol de Nevada. Mesmo assim o final foi vitoriosa para Gans.

Curiosidade:

O filho do presidente dos EUA, Teddy Roosevelt, Kermit estava na plateia.

O promotor Tex Rickard denominou o combate de "A Luta do Século ", foi a primeira vez que esse rótulo foi usado.

www.thefightcity.com/top

Vídeo da época abaixo.

27 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest