Festa de abertura está marcada para terça-feira no Teatro Guaíra

O Festival de Teatro de Curitiba começa na próxima terça-feira, com o evento de abertura no Teatro Guaíra. Na sequência, serão apresentados uma série de espetáculos em diversos espaços culturais da cidade. Seguem alguns destaques:
“Boca de Ouro” tem gafieira ao vivo
Jonatan Harold assume o piano da gafieira carioca de “Boca de Ouro” oferecendo a ambiência musical para Mariana Elisabetsky interpretar as canções imortalizadas por Dalva de Oliveira. “Boca de Ouro” é um dos espetáculos da Mostra 2018 do 27º Festival de Curitiba e é apresentada no dia 31 de março e no dia 1º de abril, no Guairão. No elenco, Malvino Salvador, Lavínia Pannunzio, Mel Lisboa, Claudio Fontana e muitos outros. O espetáculo, inspirado no universo de Nelson Rodrigues, está indicado a diversos prêmios. O diretor Gabriel Villela também participa da Mostra com Hoje é Dia de Rock.
“Dinamarca” faz releitura de Hamlet
O Grupo Magiluth, de Recife, apresenta na Mostra 2018 do 27º Festival de Curitiba o seu “Dinamarca”, nos dias 1º e 2 de abril, no Teatro do Paiol. O espetáculo é inspirado em um dos textos mais conhecidos da dramaturgia ocidental, “Hamlet”, a tragédia escrita por William Shakespeare entre 1599 e 1601. O Magiluth é um grupo de teatro que busca estar sempre em diálogo com o momento presente, tentando fazer de seus trabalhos um recorte do seu tempo. O processo de “Dinamarca” contou com uma troca entre o Magiluth, Giovana Soar e Nadja Naira, da companhia brasileira de teatro, que estiveram no trabalho como provocadoras. Estabeleceu-se também uma parceria com o duo Pachka, formado pelos músicos Miguel Mendes e Tomás Brandão, que assinam o desenho de som da peça.
“O Jornal” conta história de homofobia
“O Jornal – The Rolling Stone”, com direção de Kiko Mascarenhas e Lázaro Ramos, tem quatro indicações em diferentes prêmios de arte - Shell, Botequim Cultural e Cesgranrio. A atração da Mostra 2018 do 27º Festival de Curitiba é Inspirada em fatos. Em 2010, o jornal ugandense The Rolling Stone publicou uma lista com 100 nomes de homossexuais e incitou os leitores a enforcar os mencionados. “O Jornal” foi indicado a melhor iluminação pelo prêmio Shell, melhor direção pelo prêmio Botequim Cultural e melhor espetáculo e melhor iluminação no prêmio Cesgranrio. Nos dias 2 e 3 de abril, 21h, no Guairinha.
Mostra Musicais do Fringe
O Teatro Cena Hum reúne na programação da Mostra Musicais, do Fringe do Festival de Curitiba, algumas de suas produções em musicais e, neste ano, abriu espaço também para promover o intercâmbio entre outras companhias que desenvolvem esta linguagem, incluindo na programação espetáculos de outros locais.
Mostra O Levante em Cena
O Levante é um coletivo de artistas mato-grossenses formado pelos grupos Solta Cia de Teatro, Theatro Fúria e Cia Thereza Helena, cujas marcas são desenvolvimento continuado de pesquisas autorais que revelam os impactos sociais dos dias atuais. Este ano, o coletivo participa do Festival de Curitiba, no Fringe, com a Mostra O Levante em Cena.
Gastronomix reinventa o baião de dois
O chef Wanderson Medeiros, do Picuí, uma das muitas atrações ao paladar do Gastronomix, dá um toque especial a um dos pratos mais emblemáticos da cozinha brasileira e apresenta o Baião de dois com nata. Entre os ingredientes, a carne-de-sol vem carregada de raízes, já que é produzida há quatro gerações pela família. “Meu bisavó começou com o ofício e não deixamos a atividade se perder”, frisa o chef. A quermesse da alta gastronomia mais popular do país ocorre nos dias 07 e 08 de abril, durante o Festival de Curitiba, no MON.