banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Thomas Edison e um de seus filmes sobre boxe feminino, 1901

"The Gordon Sisters Boxing", filmado em 1901, por um diretor muito conhecido no mundo das ciências

O breve monopólio da “East Coast” de Thomas Edison no negócio do cinema permitiu que ele produzisse centenas de pequenos filmes mudos.

“The Gordon Sisters Boxing” é um filme dirigido pelo próprio Thomas Edison. É um dos primeiros filmes que retrata o boxe feminino.

O catálogo de filmes de Edison descreve o filme da seguinte forma: "Champion lady boxers of the world. Aqui representamos duas pugilistas que são realmente inteligentes. Elas estão envolvidas em um sparring quente e pesado de uma só rodada, que é filmada contra um fundo muito agradável, em um parque, com entrada e estátuas de mármore, e belas árvores e arbustos. A cena é muito animada do início ao fim; os golpes caem grossos e rápidos".

Em uma análise do boxe no contexto do modernismo, Irene Gammel argumenta que a "simetria e beleza [do gesto] da cena para a arte do boxe como um esporte popular". Além disso, ela argumenta que o movimento coreografado das mulheres mostra sua coragem e motivação esportiva e também teatral.

Este filme burlesco, muito curto é ​​um exemplo raro de duas mulheres no boxe, vestidas com vestidos pesados e chapéus alegóricos, trocando socos mutuamente com um considerável esforço e habilidade.

É notável apenas por causa de seu assunto incomum, e a seriedade com que trata suas duas campeãs no filme "Gordon Sisters Boxing" de 1901. Um dos primeiros registros filmados.

Assista o filme abaixo

5 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest