banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Ginásio do Tarumã recebe o Centro de Memória do Esporte

Espaço reúne documentos, fotos, objetos e registros de eventos

Medalhas, troféus, fotos, documentos, camisas de times e outros objetos de atletas e eventos esportivos integram o Centro de Memória do Esporte do Paraná, localizado no ginásio Professor Almir Nelson de Almeida, conhecido como Tarumã, em Curitiba. Instalado pela Secretaria de Estado do Esporte e Turismo, o novo espaço foi inaugurado nesta terça-feira (13.03).

O Centro reúne registros de eventos esportivos realizados no Estado desde a década de 1950. Alguns dos fatos documentados são momentos marcantes das 65 edições dos Jogos Escolares do Paraná, dos 60 anos de Jogos Abertos e dos 30 de Jogos da Juventude.

Na inauguração, foi assinado o termo de cooperação técnica que abrange o Centro de Memória em um espaço físico e o programa Pérgamun, que vai disponibilizar o museu virtual.

O secretário do Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, lembrou que a atual gestão do Governo do Estado atendeu uma das primeiras demandas que foi a recuperação e revitalização do Ginásio do Tarumã. “Na reinauguração surgiu a ideia de anexar ao ginásio um museu do esporte e nossa equipe tornou o projeto uma realidade”, disse ele, na solenidade. “O esporte tem a capacidade de reunir pessoas e hoje estamos todos aqui para olhar a história”, afirmou ele.

Para a coordenadora do Centro de Memória do Esporte, Adriana Porto, o espaço, além de resgatar a história do esporte paranaense, também promove a interação de diversos setores das áreas pública e privada. “O projeto saiu do zero e provou que, com boa vontade e parcerias estruturadas, tudo pode dar certo. Agradeço todos os nossos garimpeiros que resgataram cada medalha ou troféu”, disse ela.

24 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest