banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Começa a funcionar o radar meteorológico da RMC

Equipamento foi cedido por empresa japonesa

Radar Banda X, cedido ao Governo do Paraná por empresa japonesa, entra em operação a partir de quarta-feira (7). Equipamento fará monitoramento da Região Metropolitana de Curitiba, minuto a minuto, fornecendo dados para prevenção de riscos desastres naturais. A Defesa Civil do Estado é única no Brasil a dispor dessa tecnologia.

Começa a funcionar a partir desta quarta-feira (07.02) o radar meteorológico Banda X, cedido ao Governo do Estado pela empresa Japan Radio Company (JRC). Instalado na sede do Simepar, o equipamento vai monitorar a Região Metropolitana de Curitiba, fornecendo dados para ações de prevenção de risco desastres naturais. O equipamento foi cedido através de uma parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e não terá custos para o Estado.

A diferença do Banda X em relação aos radares que já estão em operação no Estado - em Teixeira Soares (Centro-Sul) e em Cascavel (Oeste) - está na precisão dos dados coletados. O Banda X é de curto alcance e voltado para os grandes centros urbanos, com monitoramento feito a cada minuto e num ponto específico. Já a informação em tempo normal dos demais radares costuma a ser de cerca de 15 minutos.

A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná passa a ser a única a dispor dessa tecnologia, que poderá servir de modelo para outros estados avançarem na prevenção de desastres. “No Brasil não existe nada igual, com monitoramento constante de minuto a minuto e que relaciona a quantidade de chuva com possíveis deslizamentos. Esse projeto é pioneiro e pode auxiliar no avanço meteorológico de outros estados”, afirma o subchefe operacional da Defesa Civil, tenente Marcos Vidal.

4 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest