Museu Oscar Niemeyer recebe 3 mil obras de coleção asiática

Diplomata Fausto Godoy doou obras colecionadas ao longo da carreira

O governador Beto Richa recebeu nesta terça-feira (30), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, o colecionador Fausto Godoy, que assinou o termo de doação de cerca de três mil obras de arte asiática para o Museu Oscar Niemeyer (MON). O secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani, e a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, participaram do encontro. Richa destacou a generosidade do colecionador ao entregar a coleção que reuniu ao longo da maior parte da sua vida.

Esculturas, mobiliários, cerâmica, porcelana, pinturas formam a coleção. São peças reunidas ao longo de mais de 30 anos pelo diplomatas. China, Japão, Índia, Laos, Butão, Irã, Afeganistão e Vietnã são alguns dos países de origem das peças.

“Com esta doação, o nosso MON se torna o museu da América do Sul a ter no seu acervo o mais numeroso e variado conjunto de objetos da Ásia na atualidade”, disse Richa. “O gesto é fruto do reconhecimento do MON como uma instituição cultural bem-conceituada e capaz de abrigar e expor uma coleção desta importância, que agora será aberta a toda à população”, ressaltou o governador. A primeira exposição da coleção será aberta em março.

Fausto Godoy é diplomata e ocupou cargos oficiais nas embaixadas de Nova Délhi, Pequim, Tóquio e Islamabad, além de ter cumprido missões transitórias no Vietnã e em Taiwan. Todo esse percurso ajudou a construir esse acervo que resulta em cerca de 3 mil obras, de 11 países da Ásia.

Godoy destacou a importância de abrir a coleção para o público. “Eu acredito na descentralização da cultura brasileira, precisamos integrar o resto do Brasil nessa cadeia cultural e sair do eixo Rio-São Paulo. Além disso, o MON é um orgulho para nós todos”, afirmou. “Transfiro, já septuagenário, o esforço de uma vida para o Museu Oscar Niemeyer, e através dele, a todos que se disponham a perseguir esta trajetória”.

Godoy diz ter estar convencido do essencial papel de países como a China, a Índia e o Japão. "É fundamental nossa interação com esses países, cujo papel é decisivo na formatação do mundo globalizado".

26 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest