Greca vai retirar bustos de bronze das praças

Prefeito afirma que programa pretende proteger patrimônio histórico

O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta quarta-feira (24/1), o início do Programa de Proteção do Patrimônio Histórico da cidade. O projeto consiste no diagnóstico e retirada dos bustos e monumentos que poderiam ser mais facilmente furtados das praças e espaços públicos.

Inicialmente, a Fundação Cultural de Curitiba e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente farão a retirada de 40 peças, que serão levadas para o Memorial de Curitiba. “Nos motiva a sucessiva espoliação que a cidade vem sofrendo do seu patrimônio cultural pelo comércio de bronze em troca de trocados”, disse Greca.

A Prefeitura estuda se as peças originais retornarão aos locais com dispositivos de reforço de segurança ou réplicas serão colocadas após esse processo. Recentemente, foram registrados furtos do busto da Madre Leonie de São José de Chambéry, que ficava na Praça Rui Barbosa, e dos fundadores da Universidade Federal do Paraná Nilo Cairo, Plínio Tourinho e Victor Ferreira do Amaral, todas na Praça Santos Andrade.

O prefeito registrou, ainda, a tentativa de furto do busto de Macedo Filho, também na Santos Andrade, que a Guarda Municipal conseguiu impedir.

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest