Sanepar instala 55 duchas nas praias do Paraná

As duchas são gratuitas e utilizam a água retirada dos lençóis freáticos na areia

Os veranistas que estão passando as férias no litoral paranaense contam com a comodidade de ter duchas ecológicas gratuitas em diferentes praias. Elas fazem parte do Projeto Chuá, desenvolvido pela Sanepar. Ao todo são 55 duchas, instaladas nas faixas de areia de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

A água utilizada na ducha do “Chuá” vem dos lençóis freáticos na areia e é filtrada e tratada com cloro. O tratamento faz com que ela tenha menos sal, 99% menos bactérias e coliformes e um pH 10% menor do que a água do mar. A Sanepar alerta, entretanto, que, embora seja uma ótima forma de eliminar a areia e o sal do corpo, a água das duchas não deve ser ingerida.

As duchas são sustentáveis até em sua instalação, que não requer uso de materiais como cimento e ferro e nem energia elétrica e combustível. Nos pontos do projeto Chuá, há uma equipe de pessoas capacitadas especialmente para atuarem neste verão. Os agentes orientam os banhistas sobre o uso das duchas e repassam informações sobre o consumo consciente da água tratada.

“Utilizar uma ducha, na areia da praia, é um conforto indescritível, além de outras vantagens, como o asseio no veículo no retorno para casa, a higiene pessoal e, o mais importante, a economia no consumo de água e energia das residências, pois os banhos podem ser de menor duração. Fantástico!”, comenta o corretor de imóveis de Curitiba Vilson Muller.

A chuveirada está disponível em nove pontos fixos de maior movimento nas praias e também em três pontos móveis, instalados para atender demandas pontuais, como festas, jogos e atividades educativas. Até agora, cerca de 25 mil pessoas já utilizaram as duchas da Sanepar.

Últimas Notícias