Doações de sangue no final de ano garantiram estoques
- 6 de jan. de 2018
- 1 min de leitura
Entre o dia 26 e 30 de dezembro foram feitas 3284 coletas

O número de doações de sangue entre Natal e Ano Novo no Paraná superou as expectativas do Hemepar e garantiu a manutenção dos estoques em níveis seguros para suprir a demanda dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde no Estado. Entre o dia 26 e 30 de dezembro foram feitas 3284 coletas em toda hemorrede, mais de 650 doações diárias. No mesmo período de 2016, foram coletadas 2.886 bolsas de sangue.
“O paranaense é solidário e percebemos que grande parte das pessoas que doa sangue mantém essa rotina pelo menos duas vezes ao ano. Isso é essencial para que possamos garantir a retaguarda de atendimento a hospitais de urgência e emergência e no caso de transplantes, por exemplo. Agradecemos a cada doador pela disponibilidade em ajudar pessoas que nem mesmo conhece”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.
Uma doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas. Segundo o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, geralmente o número de doações cai em épocas de feriado prolongado, mas essa situação tem mudado.
“Um dos desafios dos bancos de sangue é ampliar o número de doadores fidelizados, aqueles que doam a cada dois ou três meses. Felizmente no Paraná temos conseguido sensibilizar as pessoas para essa necessidade e o número de coletas neste final de ano mostra que temos muitos parceiros da doação de sangue”, disse o diretor, agradecendo a atitude de todos que frequentam as unidades da hemorrede em todo o Estado.





Comentários