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Abel Sanchez e uma de suas rotinas de treino

Rotinas de treino de boxe profissional como Gennady Golovkin

É certo que dentro do boxe o poder nos golpes de um boxeador é parte de seu talento inato, com o qual alguns ‘escolhidos’ foram abençoados. O jornalista Steve Kim visitou o ginásio The Summit em Big Bear California, lugar administrado por Abel Sanchez, onde Gennady Golovkin treina, e lá ele notou um detalhe curioso sobre uma das rotinas do Triplo G.

É verdade que bater com a técnica certa e uma boa velocidade aumenta o poder daquele que lança um golpe. A transferência correta de peso de um lado do corpo para o outro, o movimento da cintura, a intervenção do ombro no curso ou até mesmo a rotação do pulso podem ser fatores para obter um nocaute ou não. Steve Kim descreve um exercício de peso que todos os boxeadores da The Summit fazem sem exceção.

Todo o treinamento para Gennady Golovkin e o resto de seus companheiros começaram com três rodadas de sombra com um tipo de peso que o próprio Abel Sánchez criou quando trabalhou como treinador de Terry Norris. Fazer algumas combinações no ar com os halteres é comum em qualquer ginásio. Imediatamente depois de terminar os exercícios com estes halteres, as mãos "limpas" ficam muito mais claras, mais rápidas e o peso das luvas fica com maior resistência.

A diferença neste caso é que Abel Sanchez esclarece que o equipamento de trabalho usado em sua academia "não são halteres". Os pesos desenvolvidos pelo treinador do Triplo G são feitos de metal - ao contrário do que ele treinou Norris que foram feitos de cimento. Sanchez diz para o artigo:

"Em alguns vídeos de lutadores de 1920 a 1930, usavam bolinhas com peso. E o fato de que fazer desta forma coloca força nos ombros, é aí que a ideia veio para mim. Como eu disse, isso foi há 30 anos, e nós usamos de maneira muito eficaz desde então ", explica Abel Sánchez no relatório já referido.

Claro que Golovkin é um boxeador de nascimento, mais do que construído dentro de ginásios. Mas Abel Sánchez está convencido de que esta rotina pode aumentar o poder nos punhos daqueles que praticam este exercício. “Claro, absolutamente essa é a ideia por trás de aumentar a potência do soco. Desde que eu abri meu ginásio, houve 102 lutas que meus lutadores tiveram, lutadores que eu treinei. Nós conseguimos 89 knockouts fora dessas 102 lutas".

No final das três rodadas de sombra com esses pesos, os boxeadores da Summit trabalham mais uma rodada sem nenhum peso adicional, e no final da sessão de treinamento, executam mais rotinas novamente com os mesmos pesos. "Então, aquecemos [com os pesos] e terminamos o dia com isso também. É simplesmente o meu sistema ", acrescenta Abel Sánchez.

No artigo, Steve Kim também diz que Golovkin faz outras rotinas com um “kettlebell” russo de 16 quilogramas. Kim escreve que ele ficou surpreso quando o boxeador do Cazaquistão o convidou para mover o “kettlebell” e ele não conseguiu mexer até 2 cm, enquanto Gennady - que pesa aproximadamente 20 quilos menos do que ele - pode mover o objeto sem qualquer dificuldade, como se fosse apenas um "Joystick de Atari”.

24 de novembro de 2020

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