banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Gibiteca de Curitiba divulga programação para 2018


Já de olho em 2018, a Gibiteca recebeu os realizadores de eventos Geek de Curitiba para definir o calendário de atividades para o próximo ano. O encontro, realizado em novembro, contou com a participação de 16 produtores, todos parceiros da Gibiteca de Curitiba. E o saldo dessa reunião será a realização de mais de 40 eventos já agendados para o ano que vem. Todos esses eventos deverão movimentar um público de 120 mil pessoas.

Só para se ter uma ideia, grandes eventos como a Bienal de Quadrinhos, Geek City, Shinobi Spirit, Zombie Walk, Global Game Jam, Jedicon e Trekcon entre outros recebem um público que varia de 20 mil a 30 mil pessoas por edição. Isso evidencia o atual cenário da efervescência relacionada aos quadrinhos, a chamada “cultura geek/nerd” e o papel que a Gibiteca vem exercendo na difusão dessa cultura que vem ganhando cada vez mais fãs.

De acordo com o coordenador da Gibiteca, Fúlvio Pacheco, a instituição tem sido referência no fortalecimento dos eventos nerds. “A Gibiteca tem sido pólo de difusão desta cultura e da produção local, mesmo nos eventos que acontecem fora de seu espaço, sempre está presente com palestras, exposições, estandes, oficinas”. O coordenador destaca que a atuação da Gibiteca é abrangente principalmente por meio da divulgação dos seus cursos, exposições, além das produções curitibanas de quadrinhos, ilustração, animação, games, cosplays, cartuns, RPG´s e fãs clubes.

Além da Gibiteca, outros espaços da Fundação Cultural de Curitiba, como o Museu Municipal de Arte (MuMa), Memorial de Curitiba, Cinemateca e outros espaços da cidade têm sido utilizados para sediar eventos da cultura nerd. “Nós temos uma relação com a Gibiteca, bem como outros espaços da Fundação, como a Cinemateca e o próprio MuMa onde já foram realizadas as duas últimas edições do Jedicon”, explica Giovanni Christian, do Conselho Jedi do Paraná.

A Bienal de Quadrinhos, a Zombie Walk e o Geek City por exemplo, são eventos que têm grande demanda de público. Prevista para ser realizada em 11 de fevereiro de 2018, no domingo de Carnaval a Zombie Walk, segundo uma das suas organizadoras, Flávia Nogueira, tem o objetivo de dar aos moradores de Curitiba, região metropolitana, litoral e turistas uma experiência de vivenciar com familiares e amigos momentos de ficção, fantasia e horror, através da caracterização com maquiagem, trajes e efeitos que remetem ao universo dos zumbis, vampiros, personagens dos quadrinhos e cinema. Segundo os organizadores, o evento reuniu 25 mil pessoas na sua última edição.

Outro grande evento, previsto para o segundo semestre do ano que vem, o Geek City é voltado a fãs de games, cinema, quadrinho e cultura geek e pop. A previsão é que seja realizado de 01 a 03 de setembro e a estimativa é receber 30 mil pessoas.

26 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest