O curioso conto de Irma Stern e sua musa

Quem foi Freda Feldman? Esta é a pergunta sobre os lábios dos amantes da arte, como dois retratos de uma mulher pintado por Irma Stern, estavam em exibição no Wanders Club em Joburg antes de ir a leilão Strauss & Co em 13 de novembro.

As obras de arte de popa tendem a conferir atenção e preços de preços elevados - ambos são valorizados em R5m. No entanto, é incomum que os retratos da mesma pessoa estejam à venda ao mesmo tempo. Um parente de Feldman, presumivelmente, decidiu deixá-los ir.

Que valor poderiam ser para pessoas que não sejam sua família? Por que deveríamos estar interessados ​​em Feldman?

Stern gostava de pintar retratos. Faces de todos os tipos de pessoas olham para fora das paredes do museu Irma Stern estabelecido na casa do artista em Mowbray, Cidade do Cabo. No entanto, Feldman é uma babá especial. Stern a pintou seis vezes. Três dessas pinturas foram feitas no mesmo ano - duas das quais, Freda em Khaki e Freda com Roses, são o foco da venda Strauss & Co. No ano passado, o primeiro do trio, Freda em um chapéu Basotho, buscou apenas mais do que U$ 5 milhões.

O ano em que foram pintados é significativo: 1943, durante a guerra. Não inesperadamente, foi um período durante o qual a relação entre Feldman e o pintor da Cidade do Cabo estava no seu mais intenso. Ou então, a filha de Feldman, Mona Berman, afirmou em seu livro de 2003, Recordando Irma: Irma Stern: A Memoir with Letters. Ela sugere que os anos de guerra foram difíceis para Stern, pois não conseguiu viajar.

Embora nascido em SA, a Stern passou uma quantidade considerável de tempo na Alemanha - ela estudou lá, inspirou-se na cena artística ali, em particular os pintores expressionistas e exibidos internacionalmente. Viajar foi uma inspiração de linha de vida e novos destinos para sua arte.

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest