Hemepar tem horário especial para doações no fim de ano


Final de ano é o período de férias, comemorações e viagens em família. Para poder aproveitar e descansar nesta época, é preciso planejamento e organização. A rede de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) preparou um horário especial de funcionamento para que as demandas de doações possam ser atendidas.

Todas as unidades estarão fechadas para coleta e ambulatório nos dias 24, 25 e 31/12 e 1º/01. Nos outros dias, o atendimento varia de acordo com a Regional de Saúde. O diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, comenta que reservar um tempo para doar é um ato de cidadania. “Nossa preocupação é que as pessoas se lembrem do seu dever cívico e empático em doar sangue antes e depois das celebrações, sabendo que contribuíram para salvar vidas”, fala.

Para que os estoques se mantenham em níveis adequados em todos os 384 hospitais credenciados, o Hemepar precisa de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês. Isso significa uma média de 700 a 800 doações por dia.

Para ser um doador é preciso estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 quilos e ter entre 16 e 69 anos – menores de idade podem doar desde que estejam acompanhados de um responsável. É necessário levar documento oficial com foto.

Últimas Notícias