Como os faraós influenciaram a arte contemporânea


Pinturas dos principais artistas egípcios compartilharam espaços com hieróglifos e relíquias faraônicas no Museu Egípcio do Cairo neste ano em uma exposição que destacava as influências antigas da arte contemporânea.

Artistas, intelectuais e embaixadores de todo o mundo participaram da abertura do sábado à noite de "A Night with Art at the Egyptian Museum", organizado pela organização privada Art D'Egypte.

"Queríamos destacar o vínculo entre arte contemporânea e arte egípcia egípcia antiga", disse a AFP a fundadora da Art D'Egypte, Nadine Abdel Ghaffar.

As pinturas modernas incluíram retratos abstratos e outras obras de proeminentes artistas egípcios contemporâneos, como Adel El Siwi, Mohamed Abla, Ghada Amer, Farouk Hosny e Hoda Lotfi.

"Esta iniciativa mostra que a criatividade artística abrange milênios até hoje", disse Abla, que mostrou cinco pinturas na exposição, refletindo influências egípcias antigas.

"A arte contemporânea é uma extensão da arte pelos antepassados faraônicos", disse ele.

A exposição também inclui seminários interativos sobre arte egípcia antiga e suas influências sobre artistas contemporâneos.

Vários arqueólogos proeminentes e egiptólogos devem falar, incluindo o ex-ministro das antiguidades, Zahi Hawass.

O ministro das Antiguidades, Khaled al-Anani, disse que era importante preservar a herança egípcia "porque as antiguidades pertencem ao mundo inteiro".

O envelhecimento do museu egípcio, que está em fase de renovação, foi uma atração turística importante antes do levante de janeiro de 2011 derrubou o ditador Hosni Mubarak.

Durante o levante, que estava centrado na Praça Tahrir, ao lado do museu, saqueadores invadiram o prédio, roubando e danificando vários tesouros antigos.

A queda dos números turísticos levou o museu há alguns meses a abrir suas portas à noite com a esperança de atrair novos visitantes.

Entre suas exposições mais conhecidas estão uma máscara funerária de ouro e outros artefatos do túmulo da 18ª dinastia Pharoah Tutankhamun.

Seus pertences estão entre as exposições a serem transferidas para o Museu Grande Egípcio, uma nova instalação atualmente em construção perto das Pirâmides de Gizé.

28 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest