As melhores obras de artistas com mais de 60 anos


Há um elixir mágico que pode mantê-lo sempre jovem. É chamado de ser um artista. Ontem, Lubaina Himid, de 63 anos, ganhou o prêmio Turner, tornando-se o vencedor mais antigo do prêmio, mas isso não é nada.

Louise Bourgeois estava em seus 80 anos quando criou uma aranha gigante aterradora que foi o início de um rolo criativo ainda provocando emoções perversas quando ela morreu aos 98 anos. O pintor renascentista Titian também trabalhou no final de sua vida, quando ele estava em algum lugar entre 86 e 96. Na sua grande explosão outonal de sensualidade e dor, The Death of Actaeon, que ele deixou inacabado, ele sugere o que torna uma obra-prima madura diferente e especial. As cores são douradas e amareladas pela experiência, mas a pincelada é incrivelmente livre e solta. Em outras palavras, a idade traz sabedoria e imprudência. Essa é uma receita para a dinamite artística.

À medida que envelhecem, alguns artistas se tornam mais introspectivos. Picasso, para quem a potência sexual e a arte eram praticamente o mesmo, não gostava de envelhecer. Sua auto-porta-voz de forma semelhante a uma caveira de 1972 não é reconfortante sobre o processo de envelhecimento. Rembrandt começou a ver um velho no espelho quando ele ainda estava na década de 50, porque ele estava falido, pobre e as pessoas que ama continuavam a morrer. Ele estava morto por 63, deixando para trás sua auto-retrato na Kenwood House em Londres, no qual, à medida que sua vida fecha, ele triunfa através da profundidade de sua visão.

Para alguns artistas, a idade é a libertação. Lucian Freud parecia estar sob o feitiço de seu amigo Francis Bacon até a morte de Bacon libertá-lo na década de 70 para pintar seus maiores retratos, como Benefits Supervisor Resting. Henri Matisse, muito doente para pintar em seus últimos anos, não engoliu, mas levou a cortar papel colorido para fazer maravilhas brilhantes e ousadas como The Snail, que foi feita no ano anterior à sua morte com 84 anos. O pintor abstrato Cy Twombly reúne o vinho de outono em sua pintura Bacchus. O fato de as vinhas de propriedade de Twombly, bem como um palácio em Roma, devem ter ajudado ele a aproveitar seus anos vindouros. Anselm Kiefer, agora com 72 anos, é outro artista que parece ser mais valente com a idade.

Aos 83, a pintora britânica Rose Wylie tem 20 anos de idade do que Himid. Ela acabou de abrir um show sensacional de pinturas de alegria livre e colorida na Serpentina em Londres que compartilham a ousadia e a liberdade selvagem do velho Titiano, Matisse e Twombly. Estou rooteando para que ele ganhe o prêmio Turner no próximo ano.

Últimas Notícias