Brasil fica fora de melhor filme estrangeiro do Oscar


Em 2018, vão se completar 20 anos que o Brasil não crava uma indicação de melhor filme estrangeiro no Oscar – o último foi Central do Brasil. Todo ano, as comissões que se reúnem para escolher o indicado brasileiro, mas não conseguem entrar em sintonia com a “Academia”. Desta vez o indicado era “Bingo”, que retrata a vida conturbada do ator que encarnava o palhaço Bozo na TV.

Na quinta-feira, 14, a Academia divulgou a lista de nove pré-selecionados para o Oscar de melhor filme estrangeiro de 2018. Dela vão sair, em janeiro, os cinco concorrentes. Tem latino-americano na parada, e é o Chile.

Coincidência ou não, os filmes indicados na categoria estão sempre em sintonia com os grandes festivais europeus. Três foram premiados em Berlim: Corpo e Alma (vencedor do Urso de Ouro), Uma Mulher Fantástica e Felicité. Três, em Cannes: The Square (o vitorioso da Palma de Ouro), Loveless e Em Pedaços. Outros dois foram premiados em Veneza – Foxtrot e The Insult.

The Insult esteve no recente Festival de Cinema do Líbano, em São Paulo. The Wound/Os Iniciados, no Mix Brasil. São todos filmes fortes. Uma transexual em Uma Mulher Fantástica. Um menino criado sem amor em Loveless. Um homem cujo segredo íntimo (a ‘ferida’) é a homossexualidade em Os Iniciados. Uma discussão sobre a arte contemporânea e os limites do politicamente correto em The Square.

Corpo e Alma é sobre um homem e uma mulher que trabalham num matadouro e compartilham o mesmo sonho – um casal de cervos numa floresta. Serão eles? Felicité é sobre a luta de uma cantora para pagar a operação do filho. Em Pedaços é sobre a vingança de uma mulher contra os neonazistas que mataram seu marido e filho. Foxtrot é sobre a dor de um pai militar que perdeu o filho na guerra. E The Insult é sobre o impasse que leva um cristão libanês e um refugiado palestino ao tribunal.

Publicidade

Últimas Notícias

1 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale