banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Uma retrospectiva da obra de Bruce Nauman


Pela primeira vez em mais de 20 anos, Bruce Nauman será objeto de uma retrospectiva abrangente. Schaulager e The Museum of Modern Art (MoMA) em Nova York uniram forças para realizar uma exposição em larga escala sobre o artista americano, que é uma das figuras criativas mais influentes do nosso tempo. Bruce Nauman: Atos desaparecidos abrange a carreira inteira do artista desde a década de 1960 até o presente.

Schaulager e The Museum of Modern Art (MoMA), Nova York, apresentam a primeira retrospectiva abrangente do trabalho de Bruce Nauman (1941) em mais de duas décadas. Ele é amplamente reconhecido como um dos artistas mais influentes do nosso tempo. A exposição em larga escala expande as significativas participações do MoMA e a coleção da Fundação Emanuel Hoffmann, cujas obras são armazenadas no Schaulager. Bruce Nauman: Disappearing Acts fornece ao mundo internacional da arte uma oportunidade há muito esperada para redescobrir o espectro completo do trabalho do artista americano em uma ampla gama de médiuns, desde os primeiros desempenhos gravados em filmes e vídeos até desenho, gravura, fotografia, escultura e Neon para instalações.

A retrospectiva é a pesquisa mais extensa do artista com base no Novo-México, que está no Centro-Oeste, para sempre ser encenado. A exposição reúne peças raramente exibidas, juntamente com obras importantes de renome. Isso permite um olhar de volta para uma carreira que dura mais de meio século, o que - embora Nauman tenha consistentemente perseguido as mesmas perguntas - tenha sido marcado por transformações surpreendentes. Ao longo das décadas, Bruce Nauman repetidamente conseguiu assumir um papel pioneiro - seja pelo seu interesse nos últimos desenvolvimentos na tecnologia da mídia ou pela exploração de questões sociais controversas. Estes são apenas alguns dos atributos que explicam seu status especial na cena artística contemporânea e contribuem para sua relevância duradoura.

Atos desaparecidos traçam estratégias de retirada no trabalho de Nauman - incidentes literais e figurativos de remoção, deflexão e ocultação. Com um olho vivo, ele investiga a experiência do próprio corpo e sua relação com o espaço. Suas obras freqüentemente têm o caráter de testes laboratoriais simples ou auto-interrogatórios críticos.

Catálogo ricamente ilustrado

Um catálogo ricamente ilustrado será publicado sob o mesmo título com ensaios sobre temas que anteriormente foram negligenciados na bolsa de estudos sobre o trabalho de Nauman. Além disso, Bruce Nauman: Disappearing Acts é acompanhado por um programa de eventos e um programa diversificado de educação artística. As atividades são voltadas para o público em geral, bem como grupos privados, escolas e universidades.

Bruce Nauman: Atos desaparecidos está em exibição de 17 de março a 26 de agosto de 2018 no Schaulager em Basileia. A retrospectiva viaja posteriormente para Nova York, onde será apresentada no Museu de Arte Moderna de 21 de outubro de 2018 a 17 de março de 2019 e MoMA PS1 de 21 de outubro de 2018 a 24 de março de 2019.

Organizado pela Fundação Laurenz, Schaulager Basel e The Museum of Modern Art, Nova York

A exposição é organizada por Kathy Halbreich, curadora da Fundação Laurenz e Conselheira do Diretor do Museu de Arte Moderna; com Heidi Naef, curador chefe, e Isabel Friedli, curadora, scaulager, basileia; e Magnus Schaefer, curador assistente, e Taylor Walsh, assistente de curadoria, Departamento de Desenhos e Impressões, o Museu de Arte Moderna.

24 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest