O boxeador que derrotou Ali


O incansável campeão foi o primeiro homem a vencer o lendário Mohammed Ali, tornando-se campeão dos pesos pesados com a decisão unânime dos juízes depois de quinze rounds, em 1971, no Madison Square Garden, em Nova York.

No ringe, de um lado, Ali era um boxeador carismático e provocador enquanto que do outro Frazier estava bem seguro de si e falava muito durante a luta. Esta disputa, a qual teve como característica principal a extrema violência, levou os dois gladiadores para o hospital logo após o seu término.

Em seguida, Frazier perderia duas vezes consecutivas para Mohammed Ali, uma em 1974 e outra em 1975.

A segunda luta entre Ali e Frazier ocorreu em 1974, sempre no Madison Square Garden. Ali venceu por pontos e reconquistaria posteriormente o título mundial contra George Foreman.

Depois disso, Joe Frazier enfrentaria novamente Ali pela reconquista do cinturão mundial. Frazier não perdoava as provocações de Ali e chamava o seu adversário de Gorila ou “Oncle Tom”, um termo pejorativo que designa os negros submissos aos brancos.

Joe Frazier insistia em chamar o rival de Cassius Clay, nome de batismo de Mohammed Ali, mudado em 1964 depois de sua conversão ao Islã.

“Eu sei quem sou eu e venci Ali três vezes”, dizia Frazier em 2006 em uma entrevista ao New York Times. “Ali dizia sempre que eu não seria ninguém se não fosse ele. Mas quem seria ele sem mim?”

Frazier venceu trinta e duas lutas, teve quatro derrotas e um empate. Recebeu o prêmio “boxeador do ano” pelo revista Ring Magazine, em 1967, 1970 e 1971.

Frazier começou a sua carreira com 29 vitórias consecutivas, conquistando o primeiro título mundial dos pesos pesados em 1970 contra Jimmy Ellis. Todavia ele já sabia o que era ser campeão com a conquista da medalha de ouro nas Olimpíadas de Tóquio em 1964.

Em 1976, Frazier, também conhecido como “Smokin’ Joe”, disputou o título mundial contra seu compatriota George Foreman, mas ele foi levado ao chão por duas vezes antes que o combate fosse suspenso no quinto round.

Frazier foi derrotado uma segunda vez por Foreman em 1976. Ele disputou sua última luta em 1981, aos 37 anos, quando obteve o seu único empate. Abandonou o boxe e se transformou em cantor formando o grupo The Knockouts.

Antes da sua internação, Joe Frazier vivia sozinho em seu apartamento localizado embaixo de um ginásio em um bairro pobre de Filadélfia, onde ele treinava jovens boxeadores.

O ex-campeão do mundo dos pesos pesados Joe Frazier faleceu aos 67 anos.

Em um sábado, o New York Post informou que o ex-boxeador sofria de um câncer no fígado em estado avançado. Ele estava internado em um hospital na Filadélfia.

(link da fonte)

25 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest