banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Boletim da qualidade da água será divulgado a partir do dia 22


O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulga a partir 22 de dezembro, semanalmente, como está a qualidade das águas no Litoral, na Costas Oeste e Costa Norte do Estado. O instituto já iniciou o monitoramento para emissão do primeiro Boletim de Balneabilidade da temporada 2017/18.

De acordo com a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves, o IAP faz uma avaliação antes da temporada nos locais que sempre têm maior número de banhistas e onde possa haver lançamento de águas pluviais e de rios que cheguem ao mar.

“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, um coliforme fecal. Dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama)”, explica ela.

O monitoramento do IAP durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado, como natação, mergulho, esqui aquático.

27 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest