banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Artista selecionada para a próxima Bienal de Kochi-Muziris


A coleção de obras de Nilima Sheikh é uma descrição mística de questões centradas nas mulheres "

A pintora notável Nilima Sheikh, cujo ilustre conjunto de obras é um retrato escaldante da turbulência no vale de Caxemira e uma descrição mística de questões centradas nas mulheres, tornou-se o primeiro artista a obter o aceno da curadoria para a quarta edição da Bienal de Kochi-Muziris ( KMB), a partir de 12 de dezembro de 2018.

Anita Dube, curadora do próximo KMB hospedado pela Fundação da Bienal de Kochi (KBF), anunciou o nome de Sheikh na terça-feira, iniciando formalmente o processo de seleção de seus artistas para o evento de arte contemporâneo de alto perfil, de acordo com um lançamento.

Durante sua carreira de mais de cinco décadas, o pintor de 72 anos, com base em Vadodara, produziu uma obra incrivelmente magnífica, empunhando seu pincel para fazer uma exibição intensa de assuntos, com ênfase particular na Caxemira, partição e deslocamento. Sua força também reside no retrato da sombra da vida contemporânea, como o patriarcado opressivo e o sofrimento silencioso das mulheres que quebram o tecido social, e ela o faz através do uso de modismos e motivos tradicionais, afirmou.

Um historiador treinando antes de concentrar sua atenção na tela, Sheikh mergulhou na história da Caxemira e acredita que a turbulência do vale "é devido à nossa falta de compreensão (do lugar e das pessoas lá) como índios ... O papel do artista é para testemunhar - tanto para o passado como para o presente ".

"A terna compaixão nas pinturas de Nilima Sheikh, em sua grandeza tranquila, alinha o feminino com as tensões místicas e subversivas em nossa tradição. Ela é uma voz que devemos ouvir, especialmente nestes violentos tempos problemáticos ", disse Anita Dube.

24 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest