A tatuadora Tricia Allen e o livro sobre tatuagem polinésia


Tricia Allen escreveu com caneta a mão. A lei “po`o” repousa em cima de seu cabelo, seu rosto de pele clara curvando-se com um sorriso suave. Um par de tatuagens pico fora de sua camisa de impressão havaiana. Mas você nunca adivinharia olhando para ela que Allen é uma tatuadora e especialista em história e arte da tatuagem polinésia.

"É uma marca que identifica quem você é e onde você esteve", diz Allen sobre tatuagens.

Um residente de Kane`ohe, Allen visitou Molokai no último sábado para uma assinatura de livros na Kalele Bookstore em Kaunakakai. Seu livro mais recente, "The Polynesian Tattoo Today", é uma compilação de 216 fotos que representam o trabalho de 73 artistas de todo o mundo. O evento atraiu um público generoso, de artistas locais de tatuagem para "tatuagem virgens", curioso para descobrir mais.

"Eu queria conhecer essa mulher há 15 anos", disse Teri Waros, dono da Kalele Bookstore e Divine Expressions.

Processo criativo

Enquanto seu último livro, "Tattoo Traditions of Hawaii", aprofunda a história e o contexto das tatuagens no Havaí, "The Polynesian Tattoo Today" tem muito pouco de texto - um sucesso na sua mesa de café. Realmente destaca o próprio trabalho dos artistas.

"Muitas pessoas só querem compartilhar sua arte e não escrever sobre isso", ela explica.

Para criar o livro, Allen contatou muitos dos tatuadores polinésios mais respeitados do mundo que conheceu ou ouviram. Ela pediu-lhes para enviar fotos de seus trabalhos ou entre em contato com seus clientes para fotos. Em alguns casos, ela organizou sessões fotográficas para capturar as imagens. Das 748 apresentações, 216 imagens fizeram o corte final. O produto é uma apresentação deslumbrante das melhores tatuagens de estilo polinésio ao redor do globo, desde peças pequenas até a arte que cobre grande parte do corpo.

Allen percorreu o mundo estudando tradições de tatuagem polinésia e combina seus antecedentes acadêmicos com uma compreensão orgânica e profundamente cultural da arte. Ela diz que o tempo médio com um cliente antes de completar a tatuagem é de oito meses. Esse tempo é gasto conhecendo seu cliente e ajudando-os a projetar uma tatuagem que signifique algo para eles. A colocação do corpo e o próprio design influenciam o significado de uma tatuagem polinésia. Todo símbolo tem significado, embora esse significado possa ser diferente para cada indivíduo, de acordo com Allen.

27 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest