Lubaina Himid ganha prêmio de Arte Turner


A professora de arte contemporânea é a primeira vencedora do prestigiado prêmio que tem mais de 50 anos. Suas pinturas, estampas e instalações lidam com "questões pertinentes de identidade pessoal e política".

A artista da Tanzânia, Lubaina Himid, tornou-se a mais nova vencedora do Prêmio Turner na terça-feira por seus trabalhos sobre a criatividade e representação política na arte.

Em sua decisão, os juízes citaram pinturas, estampa e instalações de Himid em três exposições nas cidades de Oxford, Bristol e Nottingham que se envolveram com "questões pertinentes de identidade pessoal e política".

"Como figura-chave do Movimento das Artes Negras, Himid tem consistentemente no primeiro plano a contribuição da diáspora africana para a cultura ocidental", disseram.

Himid recebeu o prêmio de 25.000 libras (US $ 32.000 / € 33.500) na cidade inglesa do norte de Hull.

Ela agradeceu seus patrocinadores e críticos em seu discurso de ganhadora.

"Eu também ganhei com eles", disse ela. "Para todas as mulheres negras que nunca ganharam, mesmo que tenham sido selecionadas. Isso é bom por esse motivo".

Prêmio controverso

O prêmio anual de artes visuais tem o nome do pintor britânico J. M. W. Turner (1775-1851) e foi premiado desde 1984 por "uma exibição excepcional ou apresentação pública" no ano anterior por um artista baseado ou nascido na Grã-Bretanha.

Os outros finalistas deste ano - Hurvin Anderson, artista alemã Andrea Büttner e Rosalind Nashashibi - receberam cada um £ 5,000.

Os vencedores anteriores e os indicados foram controversos. Damien Hirst ganhou o prêmio de 1995 por peças que incluíram uma cabeça de vaca podre, enquanto Tracey Emin foi nomeado em 1999 por uma cama manchada e cercada por lixo.

28 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest