banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Papa Francisco compartilha suas visões sobre arte


Um novo documentário, o Papa Francisco: Minha Ideia da Arte, dá ao líder da igreja católica a oportunidade de compartilhar seus pensamentos sobre o art. O filme é baseado em seu livro de 2015 com o mesmo nome, co-escrito com Tiziana Lupi.

"Os Museus do Vaticano devem ser o lugar mais bonito e o mais hospitaleiro. Deve abrir as suas portas para o mundo ", escreveu o Papa em seu livro, observando que, com base no ensinamento da Bíblia, a incapacidade dos pobres de pagar não deve impedir que eles vejam a impressionante coleção de arte da igreja.

Conhecido por suas visões progressistas - em 2016, o pontífice disse aos cristãos que se desculparam pelo tratamento dos gays, que ele diz que a igreja deveria abraçar - o Papa Francis também espera ter a igreja, historicamente talvez o patrono mais importante da arte do mundo, mais uma vez trabalha de perto com artistas contemporâneos para aproveitar o poder evangelizador da arte.

"A arte da misericórdia é verdadeiramente a ideia do Papa Francis sobre o art. É arte que é dirigida aos humildes ", disse Barbara Jatta, diretora dos Museus do Vaticano, em uma exibição de imprensa do filme em 27 de junho, conforme relatado pela Rádio Vaticano. "E os Museus do Vaticano correspondem diretamente à mensagem do Papa sobre arte".

O filme toma a forma de uma visita guiada à arte nos Museus do Vaticano, na Basílica de São Pedro e na Praça de São Pedro, com o Papa Francis selecionando 11 obras que ele sente em contraste com o que ele vê como nossa cultura atual de exclusão e desperdício.

O Papa destaca obras-primas tão notáveis como a Capela Sistina de Michelangelo e The Deposition (1603) da Caravaggio, mas também passa o tempo com o 1984 Renault 4 hatchback que recebeu como presente do padre Renzo Zocca, de 70 anos, de modo que o pontífice ser capaz de dirigir-se ao redor. O papa Francis também mostra duas estátuas feitas a partir de materiais descartados pelo artista argentino Alejandro Marmo, recentemente entregue ao Vaticano como presente, intitulado The Virgen de Luján e Christ the Worker.

24 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest