banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

A arte contemporânea pode ajudar a revitalizar a América rural?


Quando Joseph Thompson, diretor do Museu de Arte Contemporânea de Massachusetts (MASS MoCA), descreve a escala, alcance e visão de sua instituição, ele não está apenas adotando a linguagem crescente do mundo da arte. O campus da MASS Moça, e sua nova instalação, é colossal em todos os sentidos da palavra.

Localizado em North Adams, uma antiga cidade de moinhos na região de Berkshires, no oeste de Massachusetts, a MASS MoCA foi aberta ao público desde 1999 e, neste último fim de semana, dobrou seu espaço de exposição com uma expansão há muito esperada que completa um caminho tortuoso através de toda a instalação.

O edifício 6 agora completo é um trocador de jogos em termos de metragem quadrada sozinho: três andares, um acre cada um, espaçoso o suficiente para armazenar várias instalações James Turrell específicas do site, ou uma talha de mármore de 15 toneladas de Louise Bourgeois. Jason Forney de Bruner / Cott Associates, o arquiteto de renovação - que ajudou a redesenhar o gigantesco espaço da fábrica - descreveu o produto acabado como mais paisagem do que construir. A adição dá ao museu mais espaço de exposição do que qualquer local no país.

Com 6 metros de altura, o prédio e sua pegada maciça permitem que o MASS Moça exiba arte contemporânea de forma que outras instituições não podem (é sobre "mergulhos profundos, instalações profundas e longas linhas de tempo", de acordo com Thompson). O músico, compositor e pintor de vanguarda de Nova York Laurie Anderson tem seu próprio estúdio de trabalho e arquivo. A referida estátua de 15 toneladas da escultora franco-americana Louise Bourgeois, que exigia uma parede para ser nocauteada durante a instalação, é uma das exposições menores.

Talvez a revelação mais emocionante seja uma nova coleção de sete obras em grande escala do artista leve James Turrell - a maior coleção de seu trabalho no mundo, incluindo um mapa topográfico de dois andares de seu próximo projeto Roden Crater. Essa lista quase não cobre a metade do que está em exibição.

O edifício 6 fica em uma península no campus MASS MoCA, no ponto em que dois ramos do rio Hoosic se separaram. Aninhado entre os dois afluentes, parece ser a proa de um navio.

Este é um navio que, durante muitas décadas, foi o motor econômico de North Adams. Construído em meados do século 19 para Arnold Print Works, a instalação já fabricou uniformes para o Exército da União e depois montou peças para a Sprague Electric até a fábrica fechar em 1985, um choque ainda evidente hoje.

Thompson e sua equipe começaram um plano-mestre do site Mass MOCA em 1986, mas levou mais de uma década para levantar os fundos necessários para uma renovação e abertura pública. O campus renasceu como um museu de artes contemporâneo em 1999; Desde então, MASS Moça foi promovido como uma maneira de fazer a cidade voltar acima da água.

MASS Moça tem inegavelmente feito a diferença na economia da região. De acordo com um estudo de 2015 compilado pelo economista Stephen Sheppard, que trabalha no Williams College, a MASS Moça adicionou aproximadamente US $ 34,4 milhões à economia local naquele ano, gerando 383 empregos. Com a nova expansão que recebeu a imprensa nacional e uma série de programas econômicos da comunidade em prática para capitalizar o zumbido, este verão pode mostrar o quanto o museu pode e significa para North Adams e a região.

Mas em um período de ansiedade econômica e torção de mão sobre a reconstrução das economias rurais, a arte contemporânea é suficiente? Apesar das impressionantes estatísticas sobre o tamanho e alcance do edifício, para muitos na comunidade, apenas um número é importante. Mais de 4.500 funcionários trabalharam na fábrica de Sprague durante seu pico. A equipe MASS MoCA e outras empresas no campus empregam um décimo de tantas hoje.

Mas, para muitos apoiantes, a ideia de que os bons velhos tempos irá retornar é uma narrativa falsa. Karen Hopkins, que ajudou a abrir a Brooklyn Academy of Music, um centro transformador de arte de bairro, agora consulta com MASS MoCA e o governo local em North Adams para ajudar a projetar programas para promover o potencial do museu como um catalisador econômico. Os tempos mudaram, diz ela, e é hora de abraçar soluções que funcionam hoje.

"Se a área pudesse ... manter uma fábrica, teria", diz ela. "O mundo mudou, e a empresa global causou tanta cidade para lutar economicamente. Quais são as coisas que podem revitalizá-lo em um contexto do século XXI?

O edifício 6, em muitos aspectos, é o ponto culminante das ideias que Thompson e outros têm vindo a empurrar desde a década de 1980. Saia da experiência típica da galeria de paredes brancas, faça parceria com artistas para criar trabalhos em larga escala que serão de propriedade dos artistas (e não do museu), e exibi-los em espaços maciços e únicos. Uma exibição permanente de desenhos do artista Sol LeWitt, que abriu em 2008 e definiu esse padrão para futuras exposições, ocupa três andares e 27 mil metros quadrados.

Apesar de sua ambição, a MASS MoCA, que agora ocupa 26 edifícios em 16 hectares no centro de North Adams, e atrai 160 mil visitantes por ano, sempre se considerou uma parte fundamental da comunidade, e não uma torre de marfim que se distingue.

De acordo com Forney, o arquiteto de Bruner / Cott - que trabalhou na MASS MoCA desde os anos 80 - o plano desde o primeiro dia foi fazer com que o campus industrial funcione como o centro da comunidade. O campus se mistura antigo e novo, com paredes desbotadas de tijolos e madeira, um interior áspero, construído à mão e a arquitetura "fantasma" que aponta para a vida anterior do prédio como uma fábrica. (Verifique as casas de banho rosa e azul ainda demarcadas nas paredes da escadaria e o átrio central recém-construídos.) Na prow, um espaço de dupla altura adornado com uma enorme pintura aquarela do interior industrial - os visitantes podem contemplar os canais de o rio Hoosic e ver pequenas casas empoleiradas nas encostas verdes.

Entre o poço da luz e linhas aparentemente infinitas de janelas, todos os painéis remendados com tons alternados de branco, marrom e verde, o espaço é banhado pela luz. Centenas de colunas de suporte foram rearranjadas no interior para criar espaços horizontais longos e abertos, ilhas dentro da estrutura para exibição e contemplação. As exposições têm espaço para respirar; uma exibição maciça das pinturas de Jenny Holzer de documentos governamentais desclassificados e sensíveis, incluindo e-mails sobre tortura, parece uma galera de livros espalhada.

"Este é um projeto de preservação de certa forma, mas não é", diz ele. "Não se trata de preservar cada tijolo e coluna e janela. Trata-se de preservar o espírito e de não ter medo de fazer mudanças onde precisamos para fazer deste um museu de arte de classe mundial ".

"Manter o espírito, mas fazer mudanças" poderia dobrar o modelo econômico da instituição. Thompson imaginou o campus como motorista econômico, e tem empurrado a idéia por 30 anos em conjunto com a unidade para abrir o museu. "Estamos profundamente entrelaçados na comunidade", diz ele, "mas é complicado".

À medida que se expandiu lentamente ao longo de quase duas décadas, a MASS MoCA tornou-se um centro de empreendedorismo, negócios e artes do espectáculo, novamente usando seu tamanho sem precedentes para fazer algo diferente. Ao hospedar uma série de festivais de música dentro de seu pátio e gramado adjacente - como Solid Sound, um festival de música e artes com curadoria de Wilco; Bang on a Can, que apresenta música experimental e rock; e FreshGrass, um festival local de bluegrass - o museu fez de North Adams um centro de turismo musical.

MASS MoCA também aluga espaço no campus para negócios locais como uma espécie de pseudo-dotação, fornecendo casas para empresas, como Excelsior Printing e Bright Ideas Brewing, a poucos passos de distância da Main Street.

"Existe agora uma diversidade saudável na economia", diz Thompson. "MASS MoCA não é uma coisa. Somos um museu que atrai muitos negócios. Existem 36 empresas no campus, incluindo publicações, leis e médicos, que empregam 300 pessoas. O aluguel é para a programação e o orçamento operacional, o que, esperançosamente, chama mais atenção para a cidade. Esperamos que seja um ciclo virtuoso ".

De acordo com Eric Kerns, co-fundador e gerente da Bright Ideas, que abriu no ano passado, existem razões óbvias para se aproximar de um imã turístico. A nova sala de torneiras da comunidade acaba de lançar um brew chamado B6, um híbrido pálido americano de ale-IPA, feito especificamente para ser bebível durante todo o dia durante os festivais de verão. Mas o espaço também os conecta ao bairro.

"Nossa construção e negócios tocam Marshall Street e North Adams", diz Kerns. "Você só tem que andar 60 pés no campus para tomar uma cerveja. Nossa base é residentes de North Adams, e eles não se esquivam de vir aqui quando o museu estiver ocupado ".

North Adams foi mal batido pelo lento movimento da manufatura para uma economia pós-industrial, mas ainda está na Berkshires, uma região que as pessoas se associam às artes e à cultura. Por 120 anos, mais de cinco ou seis gerações, as famílias podem ter a certeza de que serão atendidas e trabalharão no moinho, diz Thompson. E esses dias se foram.

Hoje, em uma economia mais rápida, existem muitas novas pequenas empresas, mas o impacto econômico da MASS Moça é uma ordem de grandeza diferente de uma fábrica industrial. E a divisão cultural entre um museu de arte contemporânea e uma cidade do moinho, como alguns disseram, levou a um cenário clássico de "cidade e vestido", como aqueles vistos em cidades universitárias em todo o país.

Thompson diz que, uma vez que o MASS MoCA está aberto há 18 anos, ele pode contar uma história cheia de meio dia. O desemprego costumava ser sete vezes a média do estado, e agora é até 1,4 vezes a média. E as novas instituições, como o Makerspace Makers 'Mill e LEVER, um centro de desenvolvimento empresarial, tornaram-se catalisadores para o crescimento das pequenas empresas. Perto, um par de investidores de Nova York está no meio de transformar o Graylock Works, um armazém local, em um espaço de eventos e instalações de produção de alimentos artesanais.

2 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest