banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Kraftwerk acolhe exposição de arte contemporânea do Catar


O lendário espaço Kraftwerk de Berlim será um local espetacular para a maior exposição de arte contemporânea do Catar no final do programa “Qatar-Germany 2017 Year of Culture”, que vai de 9 de dezembro a 3 de janeiro de 2018.

Apresentado pelos Museus de Qatar (QM), a exposição em grande escala denominada "Arte Contemporânea - Qatar" abrangerá uma área de mais de 7.500 mq, o que reflete a vitalidade da arte e da cena cultural florescente do Catar.

A exposição destaca a amplitude e o alcance da oferta da QM, aproveitando o trabalho de seus artistas de sucesso no programa de residência, a atividade do Ano da Cultura e outras iniciativas empreendidas pela organização.

De acordo com a QM, Contemporary Art - Qatar será um reflexo da cultura do Catar apresentada a partir da perspectiva da população nacional e residente do país.

Usando uma variedade de meios e abordagens, incluindo arte contemporânea, instalações, fotografia e filmes, os artistas compartilham suas histórias e refletem sobre suas vidas no ambiente sempre em mudança e crescente do Qatar.

"É um momento importante para o nosso país. E um momento maravilhoso para poder comemorar a verdadeira amizade entre o Qatar e a Alemanha ", disse o presidente da QM, Sheikha Al Mayassa, de Hamad bin Khalifa al-Thani.

Ela acrescentou: "Estamos orgulhosos do talento extraordinário da nova geração de artistas que emergem no Catar, tanto da nacionalidade qatariana como também dos artistas que recebemos de outras partes do mundo.

"Consideramos os artistas criadores e abrindo novas redes como uma parte crucial do nosso trabalho para apoiar o desenvolvimento futuro do nosso país e também para refletir nossa crença no poder da arte para unir as pessoas".

A exposição tem três seções e inclui "Articulando o particular: Narrativas visuais contemporâneas", que apresentará como os artistas respondem e documentam a transformação da sociedade, das práticas tradicionais e da identidade contemporânea.

Esta seção contará com 115 trabalhos em todos os meios de comunicação de artistas do Catar, incluindo 19 artistas Qatari e 16 artistas internacionais, que praticaram arte no país.

A seção "Exposições culturais: Fotografia e cinema do Qatar" inclui o trabalho de fotógrafos do Qatari em casa e no exterior, bem como fotógrafos convidados que visitaram o Catar como parte das trocas de anos de cultura com o Brasil, a Turquia e a China.

As fotografias oferecem uma imagem da vida e da paisagem do Catar contemporâneo e revelam a perspectiva de seus fotógrafos no mundo mais amplo.

Os nove filmes, produzidos sob os auspícios do Instituto de Cinema de Doha, são alguns dos talentosos cineastas emergentes do Qatar que exploram aspectos de tradição e modernidade no Catar e os desafios de reconciliar os dois durante um período de mudanças rápidas.

Co-organizado por membros da equipe de curadores da QM com sede em Doha, Dr Giles Hudson e Maryam al-Thani, esta seção destaca como artistas e criadores de diferentes países se beneficiaram das trocas culturais que ocorreram nos últimos anos.

Uma seleção de 28 retratos de Hey'Ya: Arab Women in Sport, uma exposição de fotografia e video de Brigitte Lacombe e Marian Lacombe, encomendada pela QM em 2012, apresenta retratos e entrevistas de 90 atletas árabes, 31 dos quais são do Catar.

A direção criativa da exposição foi liderada por Sheikha Reem al-Thani, chefe de design de exibição na QM.

4 de dezembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest