Mateus Leme e Nilo Peçanha passam a ter sentido único dia 28


A Prefeitura de Curitiba implanta o binário entre as ruas Mateus Leme e Nilo Peçanha na próxima terça-feira (28/11). A partir das 9h, a Rua Nilo Peçanha passará a ter sentido único em direção ao Centro de Curitiba. Já a Rua Mateus Leme terá fluxo viário somente em direção aos bairros.

Esta é a primeira fase de implantação do projeto, que começa na Rua Treze de Maio, no Centro da cidade, e segue até a Evaldo Wendler, no bairro São Lourenço. Agentes de trânsito e guardas municipais estarão nos cruzamentos ao longo de toda a extensão do binário para fazer a orientação aos motoristas. Esse trabalho seguirá pelas primeiras semanas após o início da implantação do binário.

“A Prefeitura de Curitiba está atendendo a uma demanda antiga da população que mora na região. O binário Mateus-Nilo trará maior fluidez de veículos para as vias e uma solução para o tráfego inchado verificado há tempos na Mateus Leme”, argumenta a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

Diariamente, passam pelas duas ruas, nos dois sentidos, cerca de 35 mil veículos. Ao longo dos dez primeiros meses de gestão, ocorreram diversas reuniões com os principais geradores de emprego e economia da região para avaliação dos impactos de implantação do binário.

“Após análise dos pontos de gargalo da cidade, as equipes técnicas do Ippuc e da Superintendência de Trânsito de Curitiba têm certeza de que o binário é a melhor solução para proporcionar maior fluidez e segurança no trecho, tanto para veículos quanto para pedestres”, afirma Battistella.

A melhor organização do fluxo na região inclui o trânsito dos veículos oriundos da Região Metropolitana de Curitiba. “É uma solução urbana do prefeito dentro da proposta de integração com municípios da RMC, no caso: Almirante Tamandaré, Itaperuçu e Rio Branco do Sul”, explica a superintendente de Trânsito.

Nos próximos dias, faixas com informação sobre a mudança de sentido das ruas serão instaladas em mais de 30 pontos do entorno das vias e material informativo sobre as alterações nas linhas do transporte coletivo será entregue a moradores e trabalhadores da região. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do binário, o telefone 156 está à disposição.

“É normal que haja um período de adaptação, até o motorista se acostumar com os novos caminhos, da mesma forma que ocorreu em períodos de outras mudanças importantes na cidade, como a implantação do Anel Viário, hoje totalmente integrado à vida dos curitibanos”, traça um paralelo a superintendente de Trânsito.

Ilhas para separação do fluxo de carros no centro das duas ruas ainda serão executadas. “Não era possível antecipar estas obras antes da inversão de sentido, para que não houvesse confusão de informação aos motoristas. Esse trabalho será feito pela Secretaria de Obras nos próximos dias. Enquanto isso, estes pontos terão sinalização provisória”, explica a superintendente de Trânsito, Rosângela Battistella.

21 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest