Cia do Abração apresenta Patraca – o Palhaço Astronauta


Estreia para o público no próximo dia 25 de novembro, às 16h, na Sala Raul Cruz, na sede da Cia. do Abração, o espetáculo para crianças de todas as idades: PATRACA, O PALHAÇO ASTRONAUTA, adaptado do texto original, dirigido a crianças, da escritora e jornalista curitibana Joanita Ramos.

A peça conta a história de Patraca, um palhaço que se imagina astronauta e alimenta a fantasia de fundar um mundo novo. Como em muitos casos da vida real, a utopia e o excesso de imaginação fazem com que o personagem seja confundido com um louco. Mas revela-se que Patraca não é louco e sim um artista que manteve viva a sua imaginação de criança. Em torno desse argumento se desenvolve um enredo e outros personagens: uma mãe e duas crianças que, também, por suas particularidades e diferenças, encontram dificuldade em se relacionar.

Assim, o tema central da peça se encaminha para sublinhar a necessidade do respeito, especialmente, à diversidade. Nas entrelinhas se estimula também outros valores como a amizade e lealdade, a criatividade, o uso da imaginação.

A autora Joanita Ramos conta que escreveu Patraca, o Palhaço Astronauta inspirada em dois personagens reais. Um deles é o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté, que havia embarcado numa nave espacial com nariz de palhaço. A outra, que dá nome a um dos personagens é Glória Kirinus, que havia pedido a opinião de Joanita sobre seus textos de um pós-doutorado nada convencional a respeito dos “sinthomas de poesia” e da existência de um ser mito-poético em cada um de nós. “Juntando tudo isso, vieram brincar na minha página em branco, essas ‘loucas’ imagens do espaço sideral e de um palhaço diferente, tido como louco, mas que é no fundo um poeta”, diz a escritora.

Os diretores Letícia Guimarães e Maurício Vogue comentam que o ponto de partida do espetáculo foi o desejo de trabalhar com a questão do ser diferente. “Desse ser diferente e em ser aceito por todos. Dentro disso, estamos falando sobre tudo, sobre poesia, sobre preconceito e aceitar as pessoas como elas são e buscar que isso é possível. Para a gente poder criar esse mundo onde todos possam ser aceitos”, comenta Maurício. “Numa época em que estamos vivendo com tanta diversidade e com a falta de respeito a essa diversidade. Trazer a arte e a poesia e mostrar que o mundo possa ser mais leve”, acrescenta a diretora Letícia Guimarães.

O espetáculo foi viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba e tem o patrocínio da Fundação Cultural de Curitiba e incentivo do BANCO DO BRASIL.

A temporada de apresentações contempla 11 apresentações agendadas para escolas e segue temporada aberta ao público, a preços populares, aos sábados e domingos, com duas sessões, sábados e domingos, às 16h e 18h, até o dia 03 de dezembro.

Céu Vermelho e Cia. do Abração

O espaço cultural da Cia. do Abração comemora neste ano 16 anos de atividades, junto a Céu Vermelho. A noção “teatro para todas as idades” vem sendo investigada por ambas, com o intuito de promover um teatro sem fronteiras de idades. Propor um estado que seja sensível a compreensão da arte a partir da infância. A Cia do Abração é associada da ATINJ/PR e da AACA-Associação Abração Círculo das Artes.

Equipe Técnica

Direção e Coreografias: Letícia Guimarães e Maurício Vogue.

Dramaturgia: Processo colaborativo da equipe, a partir do texto de Joanita Ramos.

Cenografia: Blas Torres e Élio Chaves.

Iluminação: Blas Torres e Ana Sercunvius

Figurinos: Rayssa Gualberto

Fotografia e assessoria de imprensa: Isabelle Neri

Sonoplastia, composição e direção musical: Karla Izidro

Elenco: Edgard Assumpção, Juliana Cordeiro, Kamila Ferrazzi e Simão Cunha

Uma realização da Céu Vermelho em parceria com a Cia. do Abração

Serviço:

PATRACA, O PALHAÇO ASTRONAUTA

Apresentações: De 25/11a 03/12/2017

Horário: sábados e domingos às 16h e 18h

Local: Sala Raul Cruz, sede da Cia. do Abração. Rua Paulo Ildefonso Assumpção, 725 - Bacacheri – Curitiba - PR

Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: Livre. Indicado para todas as idades

19 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest