banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Índice de infestação para Aedes aegypti fica 0% em Curitiba


No segundo levantamento rápido de infestação do Aedes aegypti do ano, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e concluído nesta semana, Curitiba manteve o índice de infestação do Aedes aegypti em 0%, abaixo de 1%, que é o preconizado pelo Ministério da Saúde. O Aedes aegypti é o mosquito vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Foram inspecionados 26.724 imóveis em toda a cidade e apenas um foco positivo para o mosquito foi identificado, no bairro Umbará, na regional do Bairro Novo, num terreno baldio. No primeiro levantamento realizado neste ano, em junho, foram encontrados seis focos, nas regionais do Cajuru, do Boa Vista e do Boqueirão.

A realização de dois Levantamentos Rápidos de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) por ano é diretriz do Ministério da Saúde e faz parte da ação Curitiba sem Mosquito, uma das metas estabelecidas pela Prefeitura, com relação ao controle do Aedes aegypti. Em 2016, ainda na gestão anterior, apenas um LIRAa havia sido realizado. O LIRAa permite o planejamento de ações de combate ao mosquito.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Tatiana Faraco, embora o índice de infestação atual tenha permanecido em 0%, é importante que a população não descuide, evitando locais com acúmulo de água, que podem se tornar criadouros do mosquito.

“Não podemos descuidar do nosso ambiente, principalmente com a perspectiva de dias mais quentes, o que favorece a proliferação do mosquito. É preciso sempre fazer a remoção da água acumulada, evitando a possibilidade de criadouros”, diz.

Só neste ano, o Curitiba Sem Mosquito, numa parceria entre a SMS e a Secretaria do Meio Ambiente já recolheu 1.022.203 kg de entulhos em casas e comércios, evitando criadouros de mosquito.

26 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest