banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

Biblioteca Mário de Andrade recebe autor pop islandês e seu tradutor


Ter a chance de conversar com um escritor e seu tradutor ao mesmo tempo é um privilégio. Quando o autor é de um país distante como a Islândia, a ocasião é ainda mais tentadora para quem gosta de literatura.

Na quarta-feira, dia 22 de novembro, às 19h, a Biblioteca Mário de horas promove um bate-papo com o autor islandês Einar Már Gudmundsson e seu tradutor, Luciano Dutra, também editor da Sagarana Forlag, que traduziu, entre outros, Valter Hugo Mãe e Vitor Ramil, e publicou na Islândia o autor norueguês Karl Ove Knausgård.

Ganhador do Prêmio Nórdico de Literatura, concedido pela Academia Sueca, Einar Már Gudmundsson é considerado um dos maiores escritores da Islândia. Radical e inovador, o autor explora a tradição da literatura de seu país, conhecida pelas sagas, e as enlaça com elementos estrangeiros e da cultura pop em seus romances.

Romancista e poeta, Einar Már Gudmundsson estreou na literatura em 1980 com um volume de poemas e, desde então, publicou mais de vinte obras. Teve seus livros traduzidos para mais de trinta idiomas. Anjos do Universo foi agraciado com o Prêmio Nórdico de Literatura em 1995, concedido pela mesma Academia do Prêmio Nobel. Atualmente vive em Reykjavík, com sua mulher e cinco filhos. No Brasil, publicou o romance "Anjos do Universo" (Editora Hedra).

O tradutor Luciano Dutra é bacharel em língua e literatura islandesa (2007) e mestrando em estudos de tradução pela Universidade da Islândia. Além de literatura islandesa e nórdica contemporânea, Luciano traduz as sagas do país, obras únicas de prosa de ficção compiladas na Idade Média por autores anônimos da Islândia. Em 2014, ele fundou em Reykjavík uma microeditora multilíngue especializada na publicação de literatura em tradução entre as línguas nórdicas e o português.

A mediadora do encontro é Francesca Cricelli, poeta, pesquisadora e tradutora. Publicou "Repátria no Brasil" (Selo Demônio Negro, 2015) e na Itália (Carta Canta, 2017) e "16 poemas + 1 em Nova Iorque" (edição de autora, 2017). O evento ocorre no lindo Terraço da Mário de Andrade.

SERVIÇO

Bate-papo com Einar Már Gudmundsson

22 de Novembro às 19h

Terraço da Biblioteca Mário de Andrade

Rua da Consolação, 94

São Paulo

Tel: 3775-0002

GRÀTIS

30 de novembro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Contato

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: 41.8713-4418

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest