
As comunidades ilhadas do Litoral do Paraná vão receber novos trapiches – pontes que servem como atracadouros para pequenas embarcações. Nove devem ser reformados e cinco construídos nos próximos dois anos. A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), responsável pela iniciativa, estima que R$ 10 milhões serão investidos nas obras de infraestrutura.
O processo já começou com consultas públicas a moradores das localidades que serão beneficiadas. Obras de reforma estão previstas para as comunidades de Europinha, Piaçaguera, Amparo, Eufrasina, Ilha do Teixeira, Vila Maciel, Ilha do Mel e Rocio. A Ilha dos Valadares e os municípios de Antonina e Pontal do Paraná vão receber novos trapiches.
De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a medida leva em consideração a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno da área portuária. “Aproximadamente 600 famílias moram em locais com acesso somente pelas águas do mar e serão elas as mais beneficiadas. As reformas dos trapiches nesses locais vão trazer mais segurança, qualidade de vida e agilidade a essas pessoas, além de impulsionar as atividades pesqueiras e o turismo na região”, explicou.