Arte da era nazista faz estreia em exposição na cidade de Bonn

BERLIM (Reuters) - Cerca de 250 obras de arte de um enorme troveiro acumulado por um colecionador durante a era nazista foram exibidas na Alemanha pela primeira vez na quinta-feira, enquanto seus curadores perseguem esforços para encontrar os legítimos proprietários de peças identificadas como saqueadas.

A concessionária de artes alemã, Hildebrand Gurlitt, construiu a coleção depois de ter sido alistada pelos nazistas para vender arte moderna que haviam apreendido de museus e colecionadores alemães e rotulada de "degenerada".

Seu filho, Cornelius, herdou a coleção, que inclui obras de Pablo Picasso e Henri Matisse, bem como obras-primas antigas, e manteve-a em seu apartamento de Munique por décadas.

Gurlitt legou as 1.500 obras ao Kunstmuseum Bern da Suíça, que os herdou após sua morte em maio de 2014.


A coleção agora está sendo exibida simultaneamente em Berna e na antiga capital da Alemanha, Bonn, com parte da última exposição focada em obras roubadas de colecionadores individuais.

A exibição na Galeria Federal Alemã inclui obras de Claude Monet, Max Beckmann, Albrecht Duerer e Pieter Brueghel, cujas obras são apresentadas ao lado de biografias de pessoas de quem os nazistas roubaram.


Pelo menos dois trabalhos em exibição foram confirmados como saqueados e as tentativas de identificar os proprietários originais estão em andamento.

"No total, há seis que foram claramente identificados como arte saqueada. Muitos trabalhos ainda estão sendo investigados e eles também podem vir a ser saqueados ", disse Rein Wolfs, curador da exposição, à Reuters Television.

A ministra da Cultura da Alemanha, Monika Guetters, disse que o governo gastou 6,5 milhões de euros (US $ 7,6 milhões) para investigar as identidades dos proprietários originais.

20 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest