Retrospectiva do artista contemporâneo Takashi Murakami


Flores, flores, flores (esquerda) e Klein's Pot, estão entre as mais de 50 obras do artista japonês Takashi Murakami, que serão exibidas em uma próxima retrospectiva intitulada The Octopus Eats Its Own Leg.


A Vancouver Art Gallery anunciou que irá receber a primeira retrospectiva Takashi Murakami no Canadá, que vai de 3 de fevereiro a 6 de maio de 2018.

Apresentando 55 das peças do artista contemporâneo - algumas delas nunca antes vistas -, a exposição, intitulada The Octopus Eats Its Own Leg, irá mostrar três décadas de carreira de Murakami e sua evolução, do artista pop percebido para o ícone de renome internacional.

O show de três meses incluirá pinturas e esculturas, muitas das quais refletem sobre a sociedade moderna na pátria de Murakami do Japão, bem como uma escultura de cinco metros de altura e duas pinturas de vários painéis que estão sendo trabalhadas exclusivamente para o VAG . Organizado pelo Museu de Arte Contemporânea de Chicago, o Octopus Eats Its Own Leg também explorará a influência da pintura japonesa tradicional e do folclore budista no trabalho de Murakami e suas reflexões sobre a cultura da mídia, a globalização, a ameaça da energia nuclear e outras questões que enfrentam o Japão e o público mais amplo hoje.


"Estamos entusiasmados em oferecer ao público canadense a oportunidade de experimentar uma grande variedade de pinturas e esculturas de um dos artistas mais influentes e visionários do mundo", disse Kathleen S. Bartels, diretor do VAG, em um comunicado à imprensa. "Ao traçar o desenvolvimento de Takashi Murakami como artista ao longo de três décadas, The Octopus Eats Its Own Leg chama a atenção para alguns dos principais temas e condições culturais".


Muitas vezes apresentado como o Andy Warhol do Japão, Murakami é conhecido por suas peças que prenderam e superalimentaram as linhas entre arte e comercialismo. Como líder na tradição "superflata" - um movimento de inspiração de manga pós-guerra que vê pouca distinção entre arte "alta" e "baixa" - ele também colaborou com vários designers, músicos e artistas célebres durante o seu carreira.

Mais notavelmente, suas pinturas brilhantes e cartoonish apareceram nos produtos Louis Vuitton de 1997 a 2015 e ele produziu a capa para o álbum de Kanye West 2007. Além disso, Murakami organizou a exposição Juxtapoz x Superflat da VAG no ano passado, que apresentou uma série de "fofos e grotescos" de obras que seguiram a premissa "superflata" do artista.


Últimas Notícias