Nailor Proveta faz recital no Caixa Cultural


Um dos principais clarinetistas e saxofonistas do país, Nailor Azevedo, conhecido como Proveta, é a atração do Solo Música em Curitiba, na Caixa Cultural de Curitiba, em 14 de novembro, terça-feira, às 20 horas. Para a plateia será um momento raro de assistir o músico pela primeira vez no palco sem um músico a acompanhá-lo, em um repertório fundamentado em choros e composições próprias de Proveta.

“Recitais de clarinete e saxofone solo são raros, porque são instrumentos melódicos e porque são poucos os convites que aparecem a solistas mesmo sendo eles virtuosos e tendo repertório para isso”, diz Alvaro Collaço, produtor e curador a Série Solo Música. Esta situação na Série Solo Música foi observada e anualmente instrumentistas de sopro fazem-se presentes em sua programação. Na Série já houve recitais solo de flauta, fagote, oboé, eufônio, saxofone e clarinete. “Proveta estava há anos em meus planos, seja pela sua sonoridade e pelo virtuosismo”, destaca Alvaro Collaço. Foi a extrema facilidade para tocar e improvisar que fizeram Nailor Azevedo ganhar o apelido de Proveta nos anos 70. .A impressão era de que ele viera de outro mundo, já feito, daí o apelido com a novidade da época, que era o bebê de proveta.

Nailor Proveta iniciou seus estudos em música aos sete anos de idade com o pai e em seguida estudou teoria e solfejo musical na Prefeitura de Leme, interior de São Paulo. Aos 16 anos seguiu para a capital paulista e integrou a orquestra de Sylvio Mazzuca. Aos 21 anos, começou a tocar no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo e lá teve o privilégio de tocar com Joe Williams, Benny Carter, Anita O'Day, Sadao Watanabe, Paquito D´Rivera e Natalie Cole e outros importantes artistas que lá se apresentaram. Em seguida, participou da primeira formação da Banda Savana, comandada por José Roberto Branco, o maestro Branco. No começo dos anos 90, formou a Banda Mantiqueira com Edson Alves. Fez turnês pelo Brasil com a Orquestra de Ray Coniff.

A apresentação de Nailor Azevedo, o Proveta, dentro da Série Solo Música, em 14 de novembro, às 20 horas, tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Informações pelo fone 2118-5111.

30 de outubro de 2020

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

Jornale: edson@jornale.com.br

             redacao@jornale.com.br

WhatsApp: (41) 8713-4418

Correio Paranaense / Jornal do Ônibus

comercial@jornaldoonibusdecuritiba.com.br

Tel. 41 3263-2002

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest