O ritmo significa tudo no boxe. E cada movimento tem início com o coração


Archie Moore, viveu entre 1916 a 1998 e foi um boxeador profissional americano, em que foi o campeão mundial por mais tempo na história dos peso pesado leve de todos os tempos, de 1952 a 1962. Ele teve uma das mais longas carreiras profissionais na história do esporte. Apelidado de "The Mongoose", e então "The Old Mongoose" na segunda metade de sua carreira, Moore mantém o recorde de mais nocaute de carreira, com 132, na história do boxe.


Moore era um boxeador altamente estratégico e defensivo, com queixo baixo e poder de golpear, ele é classificado em 4º na lista do The Ring de "100 maiores lutadores de todos os tempos". Moore é classificado pelo BoxRec como o 3º maior boxeador por libra de todos os tempos. Moore também foi treinador por pouco tempo depois da aposentadoria. Ele treinou boxe com Muhammad Ali, George Foreman e James Tillis.


Nascido no Mississippi, Moore foi criado em St. Louis, Missouri. Uma vítima do racismo durante grande parte de sua carreira, Moore era uma figura importante na comunidade negra americana e se envolveu em causas políticas afro-americanas, uma vez que seus dias como lutador acabariam. Ele também se estabeleceu como um ator de personagem bem sucedido na televisão e no cinema. Moore morreu em sua casa adotada de San Diego, Califórnia. Ele tinha 81 anos.


Ele se tornou profissional em 1935 e ganhou muitas lutas, exceto um de seus 12 combates naquele ano em San Diego. Moore teve oito combates em 1939, indo 5-2 durante esse período, com um "não concurso". Ele perdeu para o ex-campeão dos médios Teddy Yarosz, durante esse período, e o seu não-concurso foi contra Jack Coggins, em oito rounds.


Em 1940, Moore fez um passeio pela Austrália e lutou em Melbourne, Tasmânia, Adelaide e Sydney. Ele ganhou todas as suas sete lutas lá, incluindo seis por nocaute. Ao retornar aos Estados Unidos, ele derrotou Pancho Ramirez por nocaute em cinco rounds, mas perdeu para Shorty Hogue em uma decisão de seis rounds.


Moore teve quatro lutas em 1941, durante o qual ele foi 2-1-1, com o empate contra Eddie Booker. Até então, no entanto, ele sofreu com várias úlceras de estômago, com as operações resultantes, com isso ele anunciou sua aposentadoria do boxe.

Sua aposentadoria foi breve, no entanto, em 1942 ele estava de volta ao ringue. Ele ganhou suas primeiras seis lutas nesse ano, incluindo um nocaute de segunda rodada do Hogue em uma revanche e uma decisão de dez rounds sobre Jack Chase. Ele e Booker tiveram uma revanche e chegou à mesma conclusão que seu primeiro encontro teve: outro empate de 10 rounds.


Em 1943, Moore lutou sete combates, ganhando cinco e perdeu dois. Ele ganhou e perdeu o título de peso médio do estado da Califórnia contra o Chase, ambos por decisões de 15 rodadas, e venceu Chase novamente em seu último ataque desse mesmo ano, em uma decisão de dez rounds. Ele também perdeu uma decisão para Aaron Wade naquele ano.


Sua carreira no cinema


Em 1960, Moore foi escolhido para desempenhar o papel do escravo fugitivo Jim na adaptação cinematográfica de Michael Curtiz de “The Twain The Adventures of Huckleberry Finn”, em oposição a Eddie Hodges como Huck. Moore obteve críticas positivas para o seu retrato simpatizante de Jim, que alguns espectadores ainda consideram a melhor interpretação desse papel filmado outras vezes com outros atores.

Moore não escolheu seguir uma carreira em tempo integral como ator, mas ele apareceu nos filmes da década de 1960 como “The Carpetbaggers” em 1964, “The Hanged Man” em 1964 e “The Fortune Cookie” em 1966 e na televisão em episódios de Family Affair, Perry Mason, Wagon Train, The Reporter, Batman (episódio 35) e a novela “One Life to Live”. Suas aparições de filme mais recentes incluíram o filme de crime “The Outfit” em 1973, como cozinheiro chefe no “Breakheart Pass” 1975 e com Charles Bronson, em um papel no filme “Penitenciário II” de 1982, juntamente com Leon Isaac Kennedy e T. T.


(texto traduzido e editado)

(se você tiver mais informações, ou histporias do boxe me envie um e-mail diegogravura1@gmail.com)


Cassius Clay vs Archie Moore - November 15, 1962


Publicidade

Últimas Notícias

4 de Março de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais Certificados

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale