Joe Martin o treinador de campeões


Joe Elsby Martin Sr. Viveu de 1916 a 1996 e foi um do treinadores de boxe americano mais geniosos, que treinou dois campeões mundiais do peso pesado, Muhammad Ali e Jimmy Ellis, além de vários campeões nacionais de Luvas de Ouro.


No começo da sua vida madura, ele foi para Louisville, Kentucky, em 1937 e se juntou ao Departamento de Polícia de Louisville, servindo até sua aposentadoria em 1974. Em 1938, ele se tornou um treinador de boxe no Columbia Gym em Louisville (agora o centro estudantil da Universidade de Spalding), onde , em 1954, ele começou a treinar Cassius Clay, em que era iniciante na arte do boxe, que mais tarde se tornou três vezes campeão mundial dos pesos pesados ​​sob o nome de Muhammad Ali. Durante esse período, ele também treinou Jimmy Ellis e onze campeões nacionais de Luvas de Ouro.


Martin foi um líder inicial no movimento de direitos civis de Louisville. Na época, o futuro Muhammad Ali começou a treinar lá, o Columbia Gym foi racialmente integrado, ao contrário de outros ginásios de boxe de Louisville desse período.


Com Ali


Tudo começou em 1954, um filho de doze anos, então conhecido como Cassius Clay, aproximou-se de Martin para informar que sua bicicleta havia sido roubada, e disse a Martin que queria "socar" o ladrão. Martin ofereceu-se para ensinar-lhe a se defender nas ruas, como marcar e ser ágil, mas com o gosto pelo esporte sua carreira só iria leva-lo para o alto nos próximos seis anos em olímpiadas.

Como treinador olímpico de 1960, Martin acompanhou o campeão dos Jogos Olímpicos em Roma, Itália, e quando Ali ganhou uma medalha de ouro. Na década de 1950, Martin ajudou a produzir um programa de televisão semanal na WAVE-TV chamado Maorrow's Champions, que foi transmitido por doze anos. Depois de ganhar a medalha de ouro, Ali começou sua carreira profissional, mas manteve contato com Martin até sua morte. Em 1977, Martin foi introduzido no “Amateur Boxing Hall of Fame”.


Aposentadoria


Após a aposentadoria, Martin iniciou um negócio como leiloeiro e duas vezes executou sem sucesso pelo xerife de Jefferson County, Kentucky. Ele ficou doente no final do verão de 1996 e morreu em Louisville em 14 de setembro. Ele foi enterrado no Memorial Gardens Cemetery em Leitchfield, Kentucky.


*Se souber de mais histórias, mande um e-mail - diegogravura1@gmail.com

Texto traduzido e editado - foto google


Últimas Notícias