O boxe em 75º rounds, uma lição de resistência


A modernidade no boxe de John L. Sullivan


O norte-americano John L. Sullivan, integrante do Hall da Fama do Boxe, é conhecido por ser o último campeão mundial dos pesos-pesados de boxe sem luvas.

Descendente de imigrantes irlandeses, Sullivan anteriormente era trabalhador braçal.

Numa época em que as regras do Marquês de Queensberry, que exigiam o uso de luvas, ainda não eram adotadas nos EUA, Sullivan foi o último campeão mundial de peso-pesado sem luvas, de 1882 a 1892.

A última luta que Sullivan disputou sem luvas, já como campeão mundial, foi contra o também estadunidense Jake Kilrain, no dia 7 de setembro de 1889.

Note-se que essa luta foi o primeiro evento esportivo nos EUA a receber cobertura nacional da imprensa.


A grande luta

Sullivan X Kilrain


Após o 75º. round (não, você não leu errado), o corner de Kilrain jogou a toalha, dando a vitória a Sullivan.

"The Boston Strongboy" era um nome familiar para a sua receosa mão direita e suas façanhas que o tornaram único no ringue.

Em 1889, sua reputação se estendeu além das margens de seus EUA nativos, e as palavras "Heavyweight Champion of the World" foram gravadas em seu cinto.

Mas sua batalha épica de 75 rounds com Jake Kilrain em 8 de julho daquele mesmo ano tem um significado especial - foi a última luta do título mundial a ser feita sem luvas.

Apesar disso, seu título com Kilrain foi feito sob as regras de bareknuckle, com US $ 20.000 de prêmio e o cinturão do campeonato.

Na manhã do dia 8 de julho, dois serviços de trem especiais deixaram Nova Orleans para levar os espectadores à luta, cuja localização era um segredo bem guardado. Descobriu-se ser Richburg no Mississippi, e uma multidão estimada de 3.000 haviam se reunido no momento em que a luta começou.

Enquanto Sullivan era uma lenda, particularmente entre a comunidade irlandesa-americana, ele tinha muitos críticos, não só por seu carisma e por sua vida selvagem entre as lutas.

Antes desta luta, muito tinha sido feito de seu consumo excessivo, seu treinamento desenfreado e a probabilidade de um boxeador notável, como Mitchell tinha sido e Kilrain foi considerado após vitórias consecutivas.

Mas o campeão, que parecia inchado e com excesso de peso em alguns episódios recentes, voltou a ficar em forma. Na verdade, um relatório contemporâneo disse que seu "físico esplêndido era aparentemente intocado por excessos".

Apesar de ser derrubado no primeiro round, por um lance e ensanguentado no sétimo, sua classe e força começaram a contar.


No oitavo round, Sullivan jogou o primeiro soco knockdown e, a partir desse ponto, a tática de Kilrain parece ter sido esquivar-se e superar o campeão, que, depois disso, faria demandas contínuas ao desafiante para "enfrentar e lutar".

Em um ponto, ele ficou no centro do ringue com os braços cruzados, até que Juiz obrigou Kilrain a levantar e prosseguir a luta novamente.

Por todas as contas, Sullivan vomitou entre as rodadas 44 e 45, levando Kilrain a sugerir que a luta deveria ser considerada encerrada. Mas o campeão se recusou desdenhosamente, respondendo de volta com um uppercut surpreendente na 68ª rodada que quase terminou a luta.

O desafiante jogou por mais sete rodadas, mas depois de 2 horas, 16 minutos e 23 segundos, seu corner jogou a toalha, depois de ter sido informado: "Kilrain vai morrer se Sullivan continuar com esses golpes fora de série".

A Luta sem luvas

De acordo com as regras, elaboradas em 1838, os boxers lutavam até que um competidor fosse ao chão, com um nocaute. As lutas podiam e continuaram com números assustadores de rounds. Enquanto algumas rodadas apenas duraram uma questão de segundos, muitas lutas poderiam durar horas até que um boxeador não conseguiu alcançar a marca de rascunho no centro do anel para uma nova rodada (daí o provérbio "virar a zero").

Nisso Sullivan teve um recorde notável em derrotar seus oponentes relativamente rápido. Não foi até sua 42ª partida - um empate com o inglês Charley Mitchell na França - que ele foi levado além de dez rounds. Depois de mais de três horas de luta, ambos os homens eram praticamente irreconhecíveis pelo espancamento que eles haviam infligido um ao outro.


John L. Sullivan: Bare Knuckle Champion


Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

16 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest