Chegava então o Cinema e o Rádio, mas todos queriam ver o incomparável Kid Blackie


Sim ele o incomparável William Harrison "Jack" Dempsey nasceu em Manassa, Colorado, no dia 24 de Junho de 1895. E foi um excepcional boxeador americano, que manteve o título de campeão mundial dos pesos-pesados entre 1919 e 1926. Levando com ele em suas lutas sempre um número de expectadores muito grande até para os dias de hoje. Suas lutas ganhavam da tecnologia que vinha crescendo na época como o cinema mudo e o próprio rádio.

Era filho de pais de origem humilde, Dempsey saiu de casa aos 16 anos, a fim de tentar uma melhor condição de vida para si. Em seu início de carreira no boxe, Dempsey fez algumas lutas sob o pseudônimo de "Kid Blackie", contudo, posteriormente ele resolveu trocar seu nome para Jack Dempsey, em uma homenagem ao grande campeão Jack Nonpareil Dempsey. Sua primeira luta conhecida, sob a alcunha de Jack Dempsey, ocorreu em 1914, quando Dempsey empatou com Young Herman, em um combate de seis assaltos.


Após essa sua luta inaugural contra Herman, Dempsey emplacou uma sequência de seis vitórias por nocaute, antes de sofrer sua primeira derrota para Jack Downey, em 1915. Dempsey então atravessou um momento delicado na carreira, aonde em um curto espaço de tempo ele acumulou mais três empates, sendo dois deles contra Johnny Sudenberg e um terceiro contra seu algoz Jack Downey.


No entanto, após esse seu segundo encontro contra Downey, a carreira de Dempsey começou a decolar de vez, quando ele conseguiu uma ótima sequência de dez vitórias consecutivas, entre as quais figuravam vitórias por nocaute contra Johnny Sudenberg e Jack Downey.


Seu Estilo de Boxear


O estilo agressivo e o poder destruidor de Dempsey fizeram dele um dos pugilistas mais populares em toda a história do boxe. Ágil, forte e bastante agressivo, Dempsey usava de combinações e golpes duros para minar seus adversários, que não raramente eram mais altos do que ele próprio. Além disso, Dempsey, que era destro, também era capaz de assumir uma postura de canhoto durante um combate, o que confundia demais seus oponentes e ajudou a notabilizar seu potente gancho de esquerda.


A Conquista do título mundial


Buscando conquistar o título mundial dos pesos-pesados, Dempsey encontrou pela frente outros tantos concorrentes, que incluíam nomes como Fireman Jim Flynn, Gunboat Smith, Carl Morris, Bill Brennan e Billy Miske.

Superado por Fireman Jim Flynn, em 1917, na única vez que foi derrotado por nocaute em toda sua carreira, Dempsey depois acumulou quinze vitórias e uma derrota no ano de 1918.


Entre suas muitas vitórias obtidas em 1918, Dempsey conseguiu revidar o nocaute sofrido contra Fireman Jim Flynn, além de suplantar Carl Morris, Bill Brennan, Billy Miske e Gunboat Smith. Não fosse isso o bastante, ainda em 1918, Dempsey conquistou muito crédito depois de ter infligido o primeiro nocaute na carreira do campeão dos meios-pesados Battling Levinsky.

“Kingfish” Levinsky

Dessa forma, após essa sua estupenda performance em 1918, Dempsey conseguiu uma chance de disputar o título mundial, quando em meados de 1919 subiu ao ringue contra o gigantesco campeão Jess Willard. Realizada em Toledo, em Ohio, a luta entre Willard e Dempsey acabou se transformando em um verdadeiro massacre às avessas, haja vista que foi o pequeno Dempsey quem conseguiu nocautear o gigante Willard sete vezes no primeiro round. Resistindo bravamente ao ímpeto de Dempsey nos assaltos seguintes, Willard foi impedido pelo seu córner de retornar ao combate no quarto round, em virtude de seus graves ferimentos, que incluíam fraturas na mandíbula e ossos da face, além da extrusão de vários dentes e algumas costelas quebradas.

Jack Dempsey vs Jess Willard (1919)

Essa vitória de Demspey sobre Willard posteriormente se tornou motivo de controvérsia, em virtude de uma especulação levantada por um artigo jornalístico de que Dempsey havia colocado objetos metálicos no interior da sua luva, o que explicaria a razão da extensão das lesões sofridas por Willard. Em contraposição, existe uma outra vertente que, através de análises fotográficas, sugere que as lesões de Willard possam ter sido exageradas pela imprensa da época.


Ele também trabalhou no cinema


Atuou em 20 filmes entre 1920 e 1958, o primeiro deles o seriado Daredevil Jack, dirigido por W. S. Van Dyke em 1920, uma produção da Astra Film Corporation, com distribuição da Pathé.

Anúncio de Jack Dempsey no seriado Daredevil Jack.

Uma breve lembrança, a história deste grande e único pugilista é extensa e inspiradora, assista o filme "Dempsey the movie"


Publicidade

Últimas Notícias

banner_300x250_V2_01_vacina_portais.gif

26 de Janeiro de 2021

Site de Notícias de Curitiba / Paraná

   CONTATO:

         E-mail: redacao@jornale.com.br

         CEL: (41) 9.9978-9956

Editorias

Editais

Siga Jornale

  • Pinterest
  • Tumblr Jornale