
Há quem diga que entre a moda e a arte não existem limites. “Ela não deve ser entendida como roupa – assim como o cinema, em sua essência, não deve ser considerado como filme –, mas sim como um sistema que afirma seu tempo, que é capaz de responder às velozes mudanças num mundo ansioso pela próxima novidade”, disse o coordenador do Grupo de Arte e Moda da Galeria Vermelho, Ricardo Oliveros.
Na contramão, há quem tem uma ideia diferente. como, Rony Meisler, co-fundador da marca brasileira Reserva, disse que “roupa não é obra de arte”. O empresário defende que pensar na moda como tal pode desencadear um comportamento ostensivo e não muito democrático.
Seja qual for a sua opinião — se uma é a outra ou a outra é uma — a verdade é que ambas já uniram as suas forças para se tornar um híbrido entre as duas obras. Pensando nisso, relembramos algumas parcerias que diminuíram a distância entre moda e arte. O resultado é inspirador.